Na entrevista, o vereador sustentou que a importância do liberalismo vai além da economia e é fundamental para a própria liberdade
Ítalo Moreira, em entrevista à TV CâmaraA defesa da liberdade econômica, a importância dos princípios liberais e a luta para desburocratizar a legislação que trata da livre iniciativa, além da atuação legislativa na Câmara Municipal, foram alguns dos temas abordados pelo vereador Ítalo Moreira (PSC) em entrevista ao programa Bate-Papo com os Vereadores, da TV Câmara, conduzido pelo radialista e apresentador Carlos Garbo, na manhã desta segunda-feira, 5. O vereador, que é presidenete da Comissão de Economia, Orçamento e Parcerias, também falou sobre sua trajetória de vida, destacando sua militância em prol da democracia, que começou antes mesmo de ser eleito vereador, ainda nos seus tempos de estudante, e relatou o seu caso de contaminação pela Covid-19, alertando sobre a gravidade da doença.
Eleito com 2.866 votos para seu primeiro mandato como vereador, Ítalo Moreira nasceu em São Paulo, em 5 de agosto de 1991, e radicou-se em Sorocaba em 2009. Formado em Gestão Financeira pela Universidade Paulista, também estudou Ciências Contábeis na mesma instituição. Nasceu em São Paulo, começou a militar politicamente muito jovem e se orgulha de ter organizado as manifestações em Sorocaba em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Católico, é devoto de São Bento de Núrsia, o fundador da Ordem Beneditina, e de Nossa Senhora Aparecida, tendo feito uma peregrinação ao Santuário de Aparecida, em dezembro do ano passado, depois de eleito vereador.
italo Moreira com Carlos Garbo no "Bate-Papo com Vereadores"Já em 2013, antes de iniciar seu mandato legislativo, Ítalo Moreira, por intermédio de um vereador da Câmara Municipal, apresentou um projeto de lei que previa a instituição de voucher para creches para suprir a falta de vagas em creches públicas, reduzindo o déficit de vagas por um custo menor. “Embora o projeto não tenha sido aprovado, ele suscitou o debate, durante a gestão do então prefeito Antônio Pannunzio, e a Prefeitura acabou fazendo parcerias público-privadas com creches privadas, como a Creche Deus Menino”, conta, observando que o modelo de voucher é utilizado com sucesso em muitos países desenvolvidos, como a Finlândia.
Princípios liberais – Questionado por um munícipe que, durante a entrevista, disse que o “neoliberalismo naufragou no Brasil e no mundo”, Ítalo Moreira fez a defesa dos princípios liberais com base em dados do Índice de Liberdade Econômica. “Não existe nenhum país que tem 100% de liberdade econômica, mas não há dúvida que os países com maior liberdade econômica, que vivem sob a égide das ideias do liberalismo, são justamente que têm o maior índice de desenvolvimento humano”, argumenta, citando como exemplo os países escandinavos, com mais de 80% de liberdade econômica, além da Suíça e de Cingapura. “A Apple surgiu num fundo de quintal. No Brasil, quem se atrevesse a fazer computador no fundo de quintal, sem dúvida seria perseguido pelo Estado”, afirma.
Ítalo Moreira observa que, no ranking de liberdade econômica relativo a 195 países, o Brasil está em torno da 152ª posição, com um índice de liberdade econômica girando por volta de 52%. “Todos os países subdesenvolvidos e emergentes, têm índice de liberdade econômica inferior a 55%, como é o caso do Brasil, da Bolívia, países pobres, com leis trabalhistas extremamente rígidas. Os sul-americanos querem justamente ir para os Estados Unidos e o Canadá, onde as leis trabalhistas são muito mais flexíveis e o Estado interfere muito menos na atividade econômica”, afirma, observando que esse tipo de migração de trabalhadores para economias mais liberais ocorre até na Europa, em que trabalhadores de Portugal e Espanha, países com mais intervenção estatal, migram para Alemanha, “onde as leis trabalhistas são muito mais flexíveis”.
O parlamentar sustenta, ainda, que o papel positivo do liberalismo vai além da própria economia, permeando outras dimensões da sociedade, como a liberdade política, a liberdade de expressão, a liberdade religiosa, a igualdade de gênero, o sufrágio feminino e o fim da escravidão – bandeiras que, conforme enfatizou, estão alicerçadas em pensadores liberais como o inglês John Locke (1732-1804). “Os liberais brasileiros, como Joaquim Nabuco e Luiz Gama, que inclusive foi escravo, são figuras liberais extremamente importantes para a humanidade e pelo fim da escravidão no Brasil. Luiz Gama foi um gênio, que libertou a si mesmo e libertou mais de 500 escravos na base do direito, usando suas habilidades jurídicas”, enfatiza, discorrendo sobre outras figuras liberais da história do Brasil, como Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, que esteve na origem das ferrovias no país.
O vereador também defendeu a importância da participação popular, que, no seu entender, impediria, por exemplo, a aprovação de um projeto como o que foi recentemente aprovado no Congresso Nacional, alterando o crime de improbidade administrativa, que, na sua avaliação, favorece a impunidade. Por fim, Ítalo Moreira falou sobre sua atuação legislativa, pautada por bandeiras como a defesa da liberdade econômica, o estímulo ao empreendedorismo, o combate ao aumento de impostos, a internacionalização do aeroporto de Sorocaba e a redução do tamanho do Estado, consubstanciada em dezenas de projetos, requerimentos e outras proposituras apresentadas na Câmara Municipal, além de ofícios encaminhados ao Executivo. “O melhor programa social é o emprego e, para isso, é preciso fomentar o empreendedorismo”, afirmou na entrevista, que ficará disponível no portal da Câmara de Sorocaba na Internet e nas redes sociais da Casa.