Em reunião com as direções do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba e da Votorantim Energia para debater o acompanhamento de ações de monitoramento do nível da represa de Itupararanga e da vazão de água para o Rio Sorocaba, na tarde ontem, dia 6 de julho, a vereadora Iara Bernardi (PT) cobrou das autarquias transparência nos dados sobre a utilização do recurso para abastecimento das cidades de Sorocaba e da região.
A represa de Itupararanga é responsável pelo abastecimento de 85% da cidade de Sorocaba e, em épocas de estiagem, atinge níveis críticos e preocupantes, que podem ocasionar até mesmo a necessidade de racionamento. Iara questionou o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, a respeito da quantidade de água da represa liberada para a geração de energia, num momento em que a prioridade deveria ser o abastecimento.
"Nós temos informações de que vazão para a geração de energia e para a manutenção da despoluição do Rio Sorocaba está acima do necessário. A prioridade no momento deve ser a de reservar água para o abastecimento e queremos informações concretas com relação a isso", ressaltou a vereadora.
Outro tema tratado foi a questão dos níveis de poluição da represa, devido aos baixos níveis de água. A representante da Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga, Ildeia Maria de Souza, apontou levantamentos de 2017 e 2019 do Ministério Público Federal que revelam que alguns agrotóxicos que não apareciam começaram a ser registrados, mostrando que a qualidade está da água está piorando.
A reunião teve as presenças da vereadora Iara Bernardi; da representante da APA Itupararanga, Ildeia Maria de Souza; do diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; do diretor de produção da autarquia, Reginaldo Schiavi; do diretor operacional de água, Rodolfo Barboza; do gerente de planejamento da Votorantim Energia, Jorge Lopez; do promotor de Justiça e representante do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) – Núcleo Tietê/Sorocaba, Antônio Domingues Farto Neto; do vereador de Votorantim José Claudio Pereira (Zelão); do vereador de Ibiúna Armelino Moreira Junior; e do vice-presidente do Condema – Ibiúna, Marcelo Zambardino.
Uma próxima reunião deverá ser agendada pelo Saae, com todos os que estiveram presentes nesta, mais o Comitê de Bacias, Cetesb e representantes de Câmaras Municipais e Prefeituras da região de Sorocaba.
(Assessoria de imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)