Requerimento do vereador sobre a questão foi destacado em plenário com apoio dos demais vereadores e Executivo se comprometeu a não cobrar devolução
Fausto Peres (Podemos)O vereador Fausto Peres (Podemos), por meio de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira, 8, defendeu que a Prefeitura de Sorocaba entre em acordo com os cooperados da Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba) para que eles não tenham que devolver o valor do auxílio que receberam no ano passado, após o início da pandemia de Covid-19. Vários vereadores manifestaram apoio aos cooperados durante o debate do requerimento.
“A Prefeitura alegou que, como o beneficiário recebeu auxílio emergencial do Governo Federal, ele não teria direito a receber o auxílio emergencial municipal, sendo assim, a última parcela do benefício não foi paga e o Município ainda solicita a devolução das duas primeiras parcelas pagas. Só que esses cooperados não têm condições de devolver esse dinheiro, são pessoas simples, de baixo poder aquisitivo, que prestam um bom serviço para a cidade”, afirma Fausto Peres.
Para o vereador, os cooperados da Coreso não podem ser prejudicados, uma vez que a responsabilidade de verificar o pagamento do auxílio é da Prefeitura. “Os cooperados ainda estão passando por dificuldades e, por isso, não dispõem do valor para devolver esse auxílio”, enfatizou Fausto Peres.
O vereador contou com apartes, em apoio, da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), que citou caso semelhante na educação, e dos vereadores Fernando Dini (MDB), Fábio Simoa (Republicanos) e Vitão do Cachorrão (Republicanos). Por fim, ainda durante o debate do requerimento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), comunicou à Casa ter recebido informação do prefeito Rodrigo Manga de que a devolução dos recursos por parte dos cooperados não será exigida.