De autoria do vereador Cícero João, proposta determina a pintura dos postes onde as câmeras estão instaladas
As empresas prestadoras de serviço que são responsáveis pela instalação e manutenção de radares de trânsito em Sorocaba poderão ser obrigadas a pintar em cores refletivas vermelha e amarela os postes com as câmeras que registram infrações nas vias do município. É o que institui projeto de lei de autoria do vereador Cícero João (PTB), em tramitação na Câmara Municipal.
“A instalação de tais equipamentos tem caráter pedagógico e educativo, pois antes de punir evita a transgressão da velocidade acima do permitido e passagem por sinais de parada”, explica Cícero João. “Nossa proposta visa complementar o cumprimento da norma legal, solicitando que os postes sejam pintados, dando ao condutor uma visibilidade mais adequada e o impeça de se tornar infrator”.
O projeto institui também que todos os postes que contenham radares devem estar sempre visíveis aos motoristas, não podendo sua localização estar encoberta por qualquer meio material, inclusive vegetação. Além disso, ficará vedada a pintura de qualquer outro poste de sinalização com as cores vermelha e amarela.
Caso o projeto seja aprovado, será considerado inválido o auto de infração emitido a partir de radares que não estejam de acordo com a determinação.