Da autoria de João Donizeti (PSDB), o Decreto Legislativo nº 1.862, que confere a comenda a Leonardo Fraceto, foi publicado no Jornal do Município
Prof. Leonardo FracetoIncluído na lista dos 2% mais influentes cientistas no mundo, elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o pesquisador Leonardo Fernandes Fraceto, doutor em Biologia Funcional e Molecular pela Unicamp e professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Unesp de Sorocaba, será agraciado com a Comenda de Mérito em Educação pela Câmara Municipal de Sorocaba. O Decreto Legislativo nº 1.862, de 7 de julho de 2021, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que confere a comenda, foi publicado no Jornal do Município, na segunda-feira, 12.
Na justificativa do decreto legislativo, o vereador explica que, a partir da base Scopus, uma das mais respeitadas bases de artigos científicos do mundo, os pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, também uma das mais conceituadas do mundo, selecionaram os 100 mil cientistas de maior impacto no mundo e, entre eles, estão dois pesquisadores da Unesp em Sorocaba – o Prof. Dr. Leonardo Fernandes Fraceto, juntamente com o Prof. Dr. Steven Frederick Durrant.
Bacharel e licenciado em química pela Unicamp, Mestre e Doutor em Biologia Funcional e Molecular também pela Unicamp e Livre-Docente em Química pela Unesp, Leonardo Fraceto é professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Unesp-Sorocaba, onde ministra aulas para o curso de graduação em Engenharia Ambiental, para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e para o Programa de Ciência e Tecnologia de Materiais. É autor de mais de 220 artigos científicos que receberam mais de 7.780 citações e possui o depósito de 14 patentes (duas cartas-patente e 1 patente licenciada).
Está na Unesp-Sorocaba desde 2007, onde desenvolve projetos de pesquisa financiados por agências de fomento e empresas e pela qual já formou 19 mestres e 15 doutores. Pesquisa o uso da nanotecnologia associada a moléculas bioativas com potencial de aplicação em diversas áreas, em especial agricultura. A partir de seus estudos foi possível desenvolver diversas tecnologias para controle de pragas. Em um desses estudos, foi desenvolvido um nanoherbicida, à base de atrazina, que foi capaz de reduzir em 10 vezes a quantidade de herbicida para se ter a mesma resposta biológica, diminuindo potenciais impactos negativos no solo e na água.