Segundo o vereador, a meta é promover o direito à alimentação através de um programa moldado à realidade sorocabana, sem depender do Governo Estadual
A criação do Programa Bom Prato Municipal em Sorocaba foi proposta pelo vereador Rodrigo do Treviso (PSL) ao Poder Executivo, por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal. Um projeto nos moldes do programa Estadual, que tem implantado um restaurante na cidade, está em elaboração pelo líder do PLS.
O combate à fome dos sorocabanos, que cresceu significativamente como reflexo da pandemia da Covid-19, preocupa o vereador. Atualmente, os apelos diários por comida crescem semanalmente e não conseguem ser supridos por campanhas de arrecadação de alimentos.
“Não podemos depender do Governo do Estado de São Paulo para garantir ao menos uma refeição digna aos mais carentes. São dezenas de pedidos por mais um restaurante feitos ao Executivo estadual, todos ignorados”, justifica Treviso.
Programa Bom Prato – Sorocaba conta com um restaurante Bom Prato, do Governo Estadual, localizado no Jardim Faculdade, região central da cidade. Ele oferece refeições de qualidade e balanceadas pelo valor simbólico de R$ 1. O café da manhã custa 50 centavos.
“Num momento em que o direito à alimentação é escasso, uma cidade com 800 mil habitantes tem a obrigação de garantir restaurantes sociais pela segurança alimentar de todos em vulnerabilidade social”, ressalta o vereador Rodrigo.
O intuito do Programa Bom Prato Municipal, segundo o parlamentar, é mudar esse cenário, com um programa moldado à realidade sorocabana por mais alimentação saudável, com fácil acesso.
Localização – Além de propor a criação do Programa Municipal do Bom Prato, Treviso indica que o primeiro restaurante seja implantado pelo município na área do Mercado Distrital, pela boa localização e estrutura para contemplar a Zona Norte, região mais populosa da cidade.
A implantação do novo modelo de Casa do Cidadão, mais completa e modernizada, na mesma área, também já está em estudo pelo mandato do vereador junto ao Paço. “A intenção é promover um complexo de serviços no Mercado Distrital para beneficiar os moradores daquela região, a mais carente de Sorocaba”, justifica Rodrigo do Treviso.
(Assessoria de Comunicação – Vereador Rodrigo do Treviso/PSL)