Lei aprovada pela Câmara de Sorocaba homenageia o comerciante, filantropo e ativista social, que também foi fundador do Céu Sagrado
Fernando Dini Neto com a esposa Cecília Pereira Dini, no Céu SagradoEmpresário, publicitário e filantropo, que criou o Centro Céu Sagrado e atuava na recuperação de dependentes químicos, Fernando Dini Neto terá seu nome perpetuado no viaduto que liga a Avenida J. J. Lacerda e a Avenida Ipanema. A obra, que integra o Complexo Governador Franco Montoro e será inaugurada no próximo sábado, 17, às 10 horas, foi denominada “Viaduto Fernando Dini Neto”, por meio da Lei nº 10.509, de 17 de julho de 2013, aprovada pela Câmara Municipal de Sorocaba.
“Fernando Dini Neto era um idealista, um homem abnegado. Costumava brincar que queria consertar o mundo e todos que o conheceram, tanto pessoal quanto profissionalmente, sabem que ele mudou a vida de muita gente. Esse foi o modo possível de consertar o mundo que ele encontrou: dando um novo sentido à vida de centenas, senão milhares de pessoas, que ajudou ao longo de uma vida de sonho e trabalho, sempre conjugados”, afirma Fernando Dini (MDB), autor da lei que denomina o viaduto, enfatizando que sente orgulho de ter o empresário e filantropo como seu tio.
Dados biográficos – Natural de Sorocaba, Fernando Dini Neto nasceu em 21 de junho de 1947, filho de Pedro Dini e Jocelina Santos Dini, numa família de cinco irmãos. Criou a empresa Mascote, especializada na produção de materiais para campanhas políticas, e, por mais de 30 anos, trabalhou na confecção de bandeiras plásticas, faixas e outros produtos para partidos e candidatos de todo o país. Também era empresário do setor de reciclagem, possibilitando novos usos ao plástico descartado nas ruas e, com isso, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Vereador Fernando Dini (MDB) “Além da atuação como empresário e publicitário, era também um humanista, que não se eximia de defender suas ideias, muitas vezes inovadoras, e sempre voltadas para a melhoria dos indivíduos e da sociedade”, afirma o vereador Dini, lembrando que Fernando Dini Neto também cultivava a escrita e publicou o livro Histórias para Acordar Gente Grande. Entre as campanhas publicitárias que idealizou, o vereador Dini se lembra da campanha pelo voto consciente, em que Fernando Dini Neto estampou um caixão num outdoor, pedindo à população para não transformar a urna eletrônica em urna funerária.
Céu Sagrado – Uma das maiores realizações de Fernando Dini Neto foi a fundação do Céu Sagrado, em 26 de maio de 1997, uma igreja pertencente à religião do Santo Daime, que tem como missão cultivar valores como “Sanidade”, “Gratidão” e a “Doação”. Com uma ampla sede inaugurada em 2010, com capacidade para 500 pessoas e ponto turístico de Sorocaba devido à sua tradicional iluminação de Natal, o Céu Sagrado oferece tratamento gratuito para usuários de drogas através da ayahuasca, atendendo diariamente dezenas de pessoas, além do trabalho de filantropia, por meio da distribuição de alimentos para as famílias necessitadas – ação iniciada por seu fundador.
Em 22 de abril de 2012, no ápice de suas ações como empresário, filantropo e líder religioso, Fernando Dini Neto faleceu subitamente, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), deixando três filhos, dois netos e a esposa Cecília Pereira Dini, que também faleceu pouco mais de dois meses depois, em 7 de julho de 2012, aos 66 anos. Desde então, o Céu Sagrado ficou sob a liderança de seu irmão Luciano Dini.