16/07/2021 12h32
atualizado em: 16/07/2021 12h33
Facebook

O vereador sustenta que, ao contribuir para reduzir o risco de atropelamentos, o equipamento se torna um instrumento de saúde pública

Atendendo pedido do vereador Dr. Hélio Brasileiro (PSDB), a Prefeitura de Sorocaba revitalizou a pintura da “faixa viva” existente na Rua Walter Luiz D’Avila, no Central Parque, nesta quinta-feira (15). O equipamento de segurança viária atende frequentadores do Santuário São Judas Tadeu e do comércio local, além de moradores.

O Requerimento 1442/21, aprovado na Câmara Municipal no final de junho, cobrava a manutenção da faixa de pedestres, que apresentava muitos sinais de desgaste. “Sem revitalização, os motoristas podiam ter maior dificuldade para detectá-la e até de respeitá-la, podendo ocasionar acidentes. Agora, em perfeitas condições, o pedestre certamente tem uma travessia mais segura", comemora o vereador Dr. Hélio Brasileiro.

O parlamentar, que é médico de formação, relembra como o trânsito no local ficou mais seguro desde a implantação da faixa viva, que também foi reivindicada por ele em 2018. “Antes da pandemia, as missas no Santuário chegavam a reunir mais de mil e quinhentos fiéis, e muitas vezes eram pessoas com mobilidade reduzida, devido a alguma condição física ou mesmo a idade. Ali a travessia era desordenada e perigosa pois trata-se de uma via com grande fluxo de veículos, que trafegam em direção a bairros como o Piazza Di Roma. Hoje, a realidade é outra e costumo dizer que essa “faixa viva” não veio para ser um simples equipamento de trânsito, mas sim de saúde pública”, relata.

A “faixa viva”, implantada pela Urbes e pintada de vermelho, faz com que o pedestre tenha a preferência de travessia em uma rua ou avenida.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Dr. Dr. Hélio Brasileiro/PSDB)