26/07/2021 13h37
Facebook

No programa Bate-Papo com os Vereadores, o parlamentar também falou de doenças raras e ações em prol de melhorias nos bairros periféricos

Fernando Dini na TV CâmaraA necessidade de levar políticas públicas para os bairros mais distantes do centro, a transparência nos atos da administração pública, inclusive na vacinação contra a Covid-19, e o papel do Legislativo como poder independente, em convivência harmônica com os demais poderes, foram assuntos abordados pelo vereador Fernando Dini (MDB) no programa Bate-Papo com os Vereadores, da TV Câmara, na manhã desta segunda-feira, 26. Na entrevista a Carlos Garbo, o vereador, que já foi presidente da Câmara Municipal, também falou de sua trajetória política e de sua preocupação com as doenças raras, entre outros assuntos.

Natural de Sorocaba, onde nasceu em 27 de janeiro de 1972, Fernando Dini afirma que sua vocação política se alicerça no exemplo de seus avós, que sempre ajudaram o próximo. “Minha avó dizia que nunca se deve deixar de dar um alimento, um copo d’água, para quem bate à nossa porta pedindo auxílio”, lembra. E conta que, quando estudante, sempre se destacou como representante de classe, participando das atividades da escola e sendo escolhido pelos colegas para ser rei nas festas juninas. Também trabalhou como guarda mirim e estagiário na Prefeitura, atuando, posteriormente como assessor parlamentar de deputado estadual, quando acumulou experiência política.

Seu ingresso na política não contou, a princípio, com o apoio da família, estabelecida no comércio da Vila Hortência e com filhos que seguiram as carreiras médica e jurídica. A exceção foi seu avô Pedro Dini, que, de imediato, aprovou sua decisão. Mas ao perceber sua determinação, a família também se engajou e, já em sua primeira disputa para vereador, em 2000, obteve 843 votos, uma votação expressiva para a época. Em 2004, mais que triplicou a votação (2.221 votos) e 2008, com 4.134 votos, foi o sexto mais votado, mas, devido à legenda, também não foi eleito. A eleição para seu primeiro mandato se deu em 2012, quando foi o segundo mais votado, com 7.004 votos.

O vereador conta que outro exemplo de dedicação ao bem comum que inspirou sua trajetória como homem público foi o seu tio Fernando Dini Neto (1947-2012), fundador do Céu Sagrado, que se dedicou à recuperação de dependentes químicos e, hoje, dá nome ao viaduto que liga a Avenida J.J. Lacerda com a Avenida Ipanema. “Ele continua vivo no nosso coração e no coração de todos aqueles que foram beneficiados por sua dedicação ao próximo”, afirma.

Fernando Dini com Carlos Garbo, no programa "Bate-Papo com os Vereadores"Doenças raras – O trabalho em prol de políticas públicas voltadas para pessoas acometidas de doenças raras foi outro assunto abordado por Fernando Dini na entrevista. “Existem mais de 8 mil tipos de doenças raras, algumas severas, e não temos políticas públicas para a detecção precoce e o tratamento dessas doenças”, afirma Fernando Dini, que defende uma política pública sistemática sobre a questão, com levantamento do número de pessoas acometidas por algum tipo de doença rara. Como discutir políticas públicas se não temos estatísticas precisas sobre as doenças raras?”, indaga o vereador, ressaltando o trabalho de Henrique Tomazella, Da Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves e Raras.

Na entrevista, Fernando Dini também falou sobre a pandemia de Covid-19, relatando os casos da doença que vivenciou em sua própria família, com uma irmã e dos irmãos que tiveram de ser hospitalizados, um deles, médico. “O caso mais severo foi meu irmão caçula, de 32 anos, que sem nenhuma comorbidade, praticando atividade física, ficou 18 dias intubado e 30 dias internado”, conta. O próprio vereador, recentemente, também foi contaminado pelo vírus, mas ficou assintomático, permanecendo em quarentena. Dini conclamou a população a continuar se cuidando, através do uso de máscara, distanciamento e cuidados com a higiene.

Na entrevista concedida ao Bate-Papo com Vereadores, Fernando Dini também falou de suas mais recentes ações, como as cobranças por melhorias no Jardim Ana Maria, e sua ida com o prefeito Rodrigo Manga até o Parque dos Espanhóis, quando o prefeito se comprometeu a revitalizar o parque em parceria com a iniciativa privada. Dini defendeu a revitalização do parque, de uma praça próxima, que, segundo ele, se encontra à mercê de usuários de drogas. A entrevista ficará disponível no portal da Câmara Municipal e nas redes sociais da Casa.