28/07/2021 09h35
atualizado em: 28/07/2021 09h51
Facebook

Vereadores prestigiaram a solenidade de formalização do ato de cessão do prédio realizada pelo prefeito com a presença de várias outras autoridades

Vereadores prestigiam solenidadeO prédio que já foi sede do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) no bairro Santa Rosália foi oficialmente cedido à Polícia Militar do Estado de São Paulo, em solenidade realizada no final da tarde de terça-feira, 27, quando o prefeito Rodrigo Manga, no próprio local, na Avenida Pereira da Silva, nº 1.285, sancionou a Lei 12.330, aprovada pela Câmara Municipal, que autoriza a cessão do imóvel para a instalação do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I).

O vereador Luis Santos (Republicanos), 1º vice-presidente da Casa, representando o presidente do Legislativo, Cláudio Sorocaba (PL), prestigiou o evento, juntamente com os vereadores João Donizeti Silvestre (PSDB), líder do governo, Cícero João (PTB), Cristiano Passos (Republicanos), Fábio Simoa (Republicanos), Fernando Dini (MDB), Ítalo Moreira (PSC) e Vinícius Aith (PRTB).

Durante a solenidade, o tenente-coronel Fernando Agrella, comandante do 7º BPM/I, recebeu das mãos do prefeito Rodrigo Manga a chave simbólica do prédio e destacou nominalmente o trabalho de cada um dos vereadores pela aprovação da lei de cessão do prédio, enfatizando, ainda, o papel do vereador Fernando Dini (MDB), quando presidente da Câmara. Na nova sede da PM no bairro Santa Rosália irão operar 200 policiais. Segundo o comandante Agrella, a PM está descentralizando sua atuação, mantendo ainda mais duas companhias na Zona Norte, uma no Alto da Boa Vista e outra na região central, além da base no Éden.

Apoio dos vereadores – “Sempre que se faz uma pesquisa numa cidade do país, os maiores anseios da população são três: saúde, educação e segurança. Esse prédio já passou por essas três fases, já serviu à educação, quando foi uma escola, e já serviu à saúde, quando cuidou da água, o bem mais precioso do universo. Agora, chegou à vez de servir à segurança” – destacou o vereador Luis Santos, registrando seu apreço ao trabalho da Polícia Militar e ressaltando o trabalho do Legislativo na aprovação da lei.

Os demais vereadores também foram unânimes em referendar a cessão do prédio para o batalhão da PM. Fábio Simoa também destacou que a segurança pública é uma das principais demandas da população. Fernando Dini disse que a cessão do prédio para o batalhão irá agilizar o trabalho da PM na cidade. Cícero João ressaltou sua satisfação de ter participado de uma votação importante, já em seu primeiro mandato como vereador, que foi a cessão do prédio para a PM, com o objetivo de aumentar a segurança da população.

O vereador Ítalo Moreira reiterou o papel da PM no combate à criminalidade, observando que a cessão do prédio é uma conquista para toda a cidade. Vinícius Aith prestigiou a luta da comunidade pela instalação da PM no local, na figura do tutor do Programa Vigilância Solidária em Santa Rosália, Roberto Ferreira Rodrigues. 

Cristiano Passos, lembrando a tribo de Simeão, que fazia o papel de segurança das 12 tribos de Israel, tendo como símbolos a torre e a fortaleza, disse que os policiais, “mesmo tendo problemas em casa como todos nós, vestem a farda todos os dias e sai para defender a população, como a torre e a fortaleza”.

O vereador João Donizeti Silvestre, líder do governo na Câmara, disse que o prefeito Rodrigo Manga acertou já no começo de sua gestão ao decidir ceder a área para a PM e, após enfatizar também que a segurança é uma das principais demandas da sociedade, reafirmou o “compromisso com a PM, cujos policiais arriscam diariamente sua vida pela segurança da sociedade, contribuindo com a dignidade do cidadão”.

Valorização da PM – O deputado federal Guilherme Derrite, mais conhecido como Capitão Derrite (Progressistas) também discursou na solenidade, quando lembrou que sua família também tem raízes no bairro Santa Rosália, uma vez que seu avô trabalhou na fábrica Cianê e, em razão disso, seu pai passou a infância no bairro. O deputado também defendeu a valorização das forças de segurança do país, em especial dos policiais militares. 

Ao fazer uso da palavra, encerrando os pronunciamentos da solenidade, o prefeito Rodrigo Manga disse que Sorocaba “tem muito orgulho da Polícia Militar, que arrisca a vida para proteger a população”, e fez questão de ressaltar o papel da Câmara Municipal para concretizar a cessão do prédio para a PM: “A Câmara tem sido uma grande parceria para fazer a nossa cidade avançar como tem avançado. Temos um só partido que é o ‘Partido de Sorocaba’. 

No final da solenidade, a tropa formada, acompanhada pela banda da Polícia Militar, entoou, pela primeira vez em sua nova sede, a Canção do 7º Batalhão, com letra de Antônio Carlos Pregolato e música do coronel da PM Adauto Fernandes de Andrade. Após a execução do hino, a tropa desfilou pela sede da unidade em homenagem às autoridades presentes.

O prédio da Prefeitura de Sorocaba cedido para a Polícia Militar irá sediar o 7º BPM/I, a Companhia de Força Tática e a 4ª Companhia da PM. Com isso, a antiga sede do batalhão no Cerrado abrirá espaço para a instalação do 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (14º Baep), que opera provisoriamente no complexo do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7). O novo prédio passará por reformas e a expectativa é que o 7º Batalhão já esteja operando em seu novo endereço na próxima semana.

Além do prefeito, vereadores e deputado, também participaram da solenidade o tenente-coronel no Exército, Rodrigo da Silva; o delegado seccional de Polícia Civil, Mauro Guimarães; o diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva; os secretários municipais Vitor Gusmão (Segurança Urbana); Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Marcio Carrara (Educação); Evandro Bueno (Ouvidor-Geral da Prefeitura); e Carlos Rocco Júnior (Corregedor-Geral).

(Com foto da Secom da Prefeitura de Sorocaba).