Vereadora está cadastrando professores interessados em implementar programa Maria da Penha vai à Escola e Agosto Lilás nas escolas
Agosto Lilás é o mês de combate à violência doméstica em Sorocaba. Essa lei foi instituída por iniciativa da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da OAB Sorocaba. Além do mês e também prevê a realização do programa "Maria da Penha vai à Escola" - como meio de incluir a educação no processo de enfrentamento à violência doméstica.
De acordo com a vereadora, além de ter proposto a criação da lei, o mandato também quer atuar para que ela seja implementada.
“Infelizmente, sabemos que muitas leis ficam apenas no papel. Por isso, além da Comissão da Mulher, dialogamos com a Coordenadoria da Mulher do município pensando ações ao mês de agosto. A ideia é incentivar a promoção de diversas atividades neste mês, queremos ajudar a transformar a realidade das mulheres que hoje estão no ciclo da violência”, explica Fernanda.
Fernanda revela que uma dessas iniciativas será efetivada pelo próprio mandato da vereadora: ela cadastrará professores interessados em levar o programa até as suas escolas. A partir deste cadastro, a vereadora disponibilizará orientações sobre a Lei Maria da Penha, estimulará os educadores a compartilharem suas iniciativas e planos de aula com outros colegas e também a promoverá debates sobre o tema.
“Queremos contribuir no suporte aos professores e gestores, para que eles recebam apoio, informações e possam trocar experiências. A ideia é fazer com que o programa ganhe vida nas escolas, sejam elas municipais, estaduais ou da rede privada, formando uma cultura de combate a violência doméstica em todas as redes da cidade”, justifica.
Para se cadastrar na iniciativa da vereadora, os educadores e precisam preencher o formulário acessando o link: https://bit.ly/3rDY1Ux. O mandato da vereadora fará contato com todas as pessoas cadastradas.
(Assessoria de imprensa – vereadora Fernanda Garcia – PSOL)