02/08/2021 13h31
atualizado em: 02/08/2021 13h45
Facebook

Em entrevista à TV Câmara, Fábio Umezu falou sobre as dificuldades da entidade na pandemia, entre outros assuntos

Fábio Umezu, presidente da ApaeCom o objetivo de angariar recursos para manter o atendimento às famílias que necessitam de seus serviços, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), com sede na Vila Gabriel, irá realizar a segunda edição do seu “Arraial Beneficente Drive-Thru”, no próximo sábado, 7 de agosto, das 16 às 20 horas. Quem falou sobre o evento foi o presidente voluntário da Apae Sorocaba, Fábio Umezu, que participou do Câmara Convida, da TV Câmara, na manhã desta segunda-feira, 2, quando também falou das atividades desenvolvidas pela Apae e das dificuldades vividas pela entidade durante a pandemia.

“Boa parte da sociedade acredita que a Apae se mantém exclusivamente com recursos públicos, mas, na verdade, o caixa da Apae é composto de 70% de recursos públicos e outros 30% da sociedade. Ou seja, precisamos muito da colaboração da sociedade civil”, afirma Umezu, observando que, desde que se iniciou a pandemia, os assistidos não puderam comparecer presencialmente na Apae e, com isso, a equipe da Apae teve que oferecer assistência nas casas das famílias, como distribuição de cestas básicas, o que aumentou as despesas da entidade.

Pessoas atendidas – Segundo Fábio Umezu, a Apae atende diretamente 350 pessoas, de zero a 55 anos, oferecendo um atendimento baseado em três pilares: educação, assistência social e saúde, por meio de terapias. “Na assistência social, o atendimento se estende às famílias, pois a maioria é carente e também necessita de atenção, sobretudo porque pelo menos um membro da família precisa deixar de trabalhar para cuidar da pessoa assistida pela Apae”, explica. A entidade conta com assistentes sociais, pedagogas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, entre outros profissionais.

Queda na arrecadação – Fabio Umezu disse que caiu a arrecadação da Apae com a pandemia, devido à não realização das festas juninas, no Parque das Águas, e da festa japonesa no Parque Kasato Maru. Segundo ele, a equipe da Apae que se encarrega de pedir doações por telefone também teve dificuldade de conseguir recursos devido ao fechamento do comércio, que se constitui no principal doador. “Por isso, é muito importante que a população colabore com o nosso arraial beneficente”, enfatizou.

O Arraial da Apae – que será realizado no sábado, 7, das 16 às 20 horas – oferece dois kits com comidas típicas do período junino. O Kit 1, no valor de R$ 70, serve duas pessoas e vem com dois lanches de pernil dois churros um curau, um bolo de milho, uma canjica, um caldo e um vinho quente. Já o Kit 2, no valor de R$ 40, contém um lanche de pernil, um churro, uma canjica, um caldo e um vinho quente. Também serão vendidos pasteis fritos na hora. 

Os pedidos já podem ser feitos antecipadamente pelos telefones: (15) 3219-2499 ou (15) 99120-7792 (WhatsApp). A Apae Sorocaba funciona na Rua Ubirajara, 528, na Vila Gabriel, e pode ser encontrada no Facebook, no Instagram e em sua página na Internet (www.apaesorocaba.org.br).