Iniciativa busca edificar um relacionamento efetivo com os jovens e despertar empreendedorismo, inovação, criatividade e cidadania.
A TV Câmara Sorocaba ganhou uma novidade na grade de programação. Estrou, na manhã desta segunda-feira (9) o programa Jovens Criativos, voltado para destacar as ações inovadoras e criativas voltadas à juventude. Apresentado pelo secretário de comunicação da casa, Fábio Mascarenhas, a primeira edição teve como convidado o sorocabano Victor Harue, fundador e conselheiro da iniciativa Inspirando Jovens, que trabalha na criação e desenvolvimento de projetos voltados à causa da juventude.
Victor falou sobre a carreira que teve início em 2015, quando optou por cursar administração na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Segundo ele, a principal dificuldade foi justamente escolher a carreira a seguir, e destacou a qualidade dos cursos oferecidos pela UFSCar na cidade, instituição que ele considera importante para a sua formação, que teve sequência com uma curso de extensão fora do país, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Hoje, Victor é pos-graduando em inovação na UFSCar e atua como head da Digital Innovation One, uma startup na área de formação, além de ser fundador e conselheiro do projeto Inspirando Jovens, que desenvolve projetos com o objetivo de promover o autoconhecimento aos jovens para a escolha de carreira. Um deles é o Lab Jovem, que já ajudou a formar mais de sete mil jovens em todo o Brasil, com um programa gratuito para a tomada de decisão sobre a carreira a ser escolhida.Segundo Victor, dentro do programa são trabalhadas três etapas, sendo a primeira uma análise do passado da pessoas, para entender o quanto as experiências anteriores influenciaram a vida profissional. "A segunda etapa é o planejamento de futuro, saber onde você quer estar daqui 5, 10 anos? Isso vai guiar seu futuro", explica, destacando que o plano é como um gps que guia a pessoa para chegar aos objetivos traçados para a carreira. A última etapa é compreender o presente e executar ações, como buscar a formação acadêmica e outros pré-requisitos para alcançar a metas futuras.
Victor também lembra da importância da gestão do tempo e da necessidade de procurar equilíbrio entre os momentos de lazer e de desenvolvimento profissional. Ele destaca que é preciso buscar diferenciais para a vida profissional e mapear uma visão de longo prazo para se desenvolver. "Não adianta nada querer chegar a um objetivo sem esforço, mas também buscar equilíbrio entre lazer e dedicação", disse.
Sobre a experiência fora do país, Victor contou que teve uma oportunidade de estudar no exterior durante a graduação como resultado de planejamento. Segundo ele, quem quer a mesma experiência deve buscar as oportunidades nos sites das universidades estrangeiras, ver o programas disponíveis, os processor de bolsas e valores. "Tem muitas oportunidades e é melhor ver o que se encaixa ao perfil de cada um", explica. Victor firma que o curso que realizou foi escolhido por conta da linha de ação alinhada a carreira que desejava, e não pelo renome da universidade.
Victor ainda explicou sobre o Projeto Inspirando Jovens, que tem feito projetos para conectar jovens e criar network para aproximar oportunidades, com produção de conteúdo e projetos voltados para a juventude. Ele também citou eventos realizados pela entidade, que no ano passado foi a segunda entidade que mais realizou atividades em celebração ao Dia Mundial da Juventude, celebrado em 12 de agosto.
Sobre a data, Victor Harue contou que o Brasil é o país que mais organiza eventos em celebração à data, sendo que este ano são mais de 300 já cadastrados e disponível pelo site da organização, pelo endereço www.diadajuventude.com.br. No dia, o Inspirando Jovens realizará um painel sobre politicas publicas e juventude no evento principal da organização. Já no dia 13, será a abertura de uma nova turma do Lab Jovem, com programa voltado para formação de jovens líderes.
Ao final, Victor Haure contou sobre jovens que passaram pelo projeto Inspirando Jovens são cases de sucesso e destacou a importância da participação da juventude em causas sociais. "Assim que o Inspirando Jovens nasceu, que de alguma forma conseguimos mudar a realidade de algumas pessoas", disse. "Procure iniciativas para que você possa fazer diferença na sua região", finalizou, enaltecendo o exemplo do programa Jovens Criativos da Tv Câmara.