Em reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo do Treviso pediu força-tarefa para estudos, projeto e recursos para nova unidade.
Não há projeto para a instalação de um ano segundo restaurante do Programa Bom Prato, do Governo do Estado de São Paulo, em Sorocaba. A afirmação é da secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, feita ao vereador Rodrigo do Treviso (PSL) nesta quarta-feira, dia 11.
O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a participação do gerente de Controle Interno da Controlaria da Prefeitura de Sorocaba, Cristiano Vaz, e do deputado estadual Rodrigo Moraes, articulador da reunião.
Questionada sobre um novo restaurante Bom Prato em Sorocaba, a secretaria de Desenvolvimento, responsável pelo Programa em todo o estado de São Paulo, relatou que uma dezena cidades receberá restaurantes em 2022, “mas Sorocaba não está inclusa no cronograma”.
“Não há projeto, nem recursos para mais um restaurante Bom Prato em Sorocaba, apenas pedidos que não foram levados à diante” informou a secretária.
Célia explicou ainda que o programa Bom Prato agora trabalha com implantação e operação compartilhadas entre os governos Estadual e Municipal. “Precisamos disso para garantir segurança alimentar em mais cidades”, afirmou.
Força-tarefa - A pedido do vereador Rodrigo do Treviso, a secretaria Clélia solicitou uma análise da região da Zona Norte de Sorocaba sobre a carência social da região apontada. “Assim iniciamos todo processo de implantação, que não chegou a ser feita na cidade.”
Em contrapartida o prefeito Rodrigo Manga já assinalou interesse em compartilhar os custos de mais um restaurante Bom Prato. O líder do Executivo municipal foi consultado durante a reunião, em esteve representado por Cristiano Vaz, da Controladoria Municipal.
Recursos - Articulador da reunião, o deputado Rodrigo Moraes se comprometeu em atuar pelas verbas estaduais necessárias. “Vamos incluir Sorocaba no cronograma de implantação dos restaurantes populares”, garantiu.“O aumento de famílias passando fome é assustador, principalmente na Zona Norte sorocabana. Esperamos que essa união e entre os Poderes Legislativos e Executivos municipais e estaduais proporcionem esse direito à comida, de qualidade e a baixíssimo custo aos que mais precisam”, ressalto o vereador.
Programa Bom Prato – Sorocaba conta com um restaurante Bom Prato, do Governo Estadual, localizado no Jardim Faculdade, região central da cidade. Ele oferece refeições de qualidade e balanceadas pelo valor simbólico de R$ 1. O café da manhã custa 50 centavos.
“Num momento em que o direito à alimentação é escasso, uma cidade com 800 mil habitantes tem a obrigação de garantir restaurantes sociais pela segurança alimentar de todos em vulnerabilidade social”, ressalta o vereador Rodrigo.
(Assessoria de Imprensa - vereador Rodrigo do Treviso/PSL)