Por meio de requerimento ao Executivo, o vereador solicita estudos para facultar a medida para alunos com dificuldades financeiras
Cláudio Sorocaba, presidente da CasaO vereador Cláudio Sorocaba (PL), presidente da Câmara Municipal, defende que os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino médio (Enem) e estejam passando por dificuldades financeiras em suas famílias tenham o direito à gratuidade no transporte público. Por meio de requerimento aprovado na sessão de quinta-feira, 12, o vereador solicita ao Executivo que realize estudos para viabilizar a medida.
“As provas do Enem serão realizadas em novembro, mas estamos fazendo esse pedido com a devida antecedência para que o Executivo tenha tempo de realizar os estudos técnicos necessários para viabilizar a medida. Creio que o prefeito Rodrigo Manga será sensível ao nosso pedido, pois já pedimos que a gratuidade no transporte para quem fosse vacinar na data estipulada e fomos atendidos”, afirma o presidente do Legislativo.
Em seu requerimento, Cláudio Sorocaba enfatiza que o Enem é fundamental para os alunos terem acesso ao ensino superior, uma vez que suas notas podem ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). Observa, ainda, que as notas do Enem também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas, de acordo com o Ministério da Educação. Os participantes do Enem ainda podem pleitear financiamento do governo no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
“Muitos estudantes são oriundos de famílias que perderam o emprego, com a pandemia, e não possuem veículo próprio nem condições de pagarem passagem de ônibus. Com isso, acabam deixando de comparecer ao exame e perdendo uma oportunidade de dar prosseguimento em sua vida estudantil, comprometendo o próprio futuro”, enfatiza Cláudio Sorocaba, reiterando ao Executivo que considere a possibilidade de oferecer passagem gratuita aos estudantes em dificuldade financeira para prestarem as provas do Enem.