Presidente do Legislativo e vereadores prestigiaram o evento realizado na manhã deste domingo, 15, em frente ao Mosteiro de São Bento.
Um Ato Cívico, realizado na manhã de hoje (15), em frente ao Mosteiro de São Bento, na região central da cidade, celebrou os 367 anos de Sorocaba, comemorados neste 15 de agosto. A cerimônia, conduzida pelo prefeito Rodrigo Manga, contou com a presença do presidente do Legislativo, vereador Claudio Sorocaba (PL), além dos vereadores Luis Santos (Republicanos), João Donizeti (PSDB) e Cícero João (PTB). Também participaram do evento o secretariado municipal entre outras autoridades.
Claudio Sorocaba contou que chegou à Sorocaba com 21 anos e foi acolhido de braços abertos, tendo acompanhado o crescimento do município. "A cidade era acanhada e hoje cresceu muito", lembrou. O presidente da Câmara destacou a importância da parceria entre Legislativo e Executivo para continuar o desenvolvimento da cidade. "Que nos possamos juntos trabalhar em parceira, para o bem estar da população, para que cada dia mais o sorocabano tenha cada vez mais orgulho da cidade onde mora". O vereador parabenizou toda a comunidade de Sorocaba pelo aniversário da cidade e destacou o trabalho dos servidores da TV Legislativa, que acompanharam e transmitiram para toda a população a cerimônia e outros eventos agendados para o dia.O vereador Cícero João falou sobre a decisão de morar na cidade, onde hoje tem toda a família, destacando o acolhimento que recebeu. "Cheguei aqui como visitante, me apaixonei e me tornei sorocabano, me tornei vereador por gostar dessa cidade", afirmou. Ele também parabenizou o prefeito pela condução da administração municipal.
Líder do Governo na Câmara, o vereador João Donizeti lembrou que Sorocaba está entre as 20 melhores cidades do Brasil em qualidade de vida, desenvolvimento humano e industrial, o que é motivo de orgulho. Ele pontuou que no momento atual, com a pandemia e as iniciativas de reforço das instituições democráticas, a cidade tem conseguido se destacar. "Que possamos trazer para nós a responsabilidade, juntamente com o prefeito, de continuar dando contribuição para que a cidade continue sendo exemplo para todo o país", disse.
O prefeito Rodrigo Manga destacou que a cidade tem muito a comemorar nos 367 anos. Segundo o chefe do executivo, uma divulgação do Grupo Times, da Inglaterra, apontou que Sorocaba, após oito meses de governo, já é a 4ª melhor cidade para se investir nas Américas e tem garantido crescimento econômico. "Saímos da 9ª posição em arrecadação e apenas com trabalho e harmonia entre os poderes fomos para a quinta posição entre todas as cidades do Estado", afirmou, lembrando que o município superou cidades importantes como São José dos Campos, Ribeirão Preto, Osasco e Barueri. Manga também ressaltou as ações de solidariedade de Sorocaba durante a pandemia. "Tudo isso traz para nós novamente o orgulho que precisava ser resgatado".
O Ato Cívico - A solenidade teve início com o hasteamento da Bandeira do Brasil, do Estado de São Paulo e de Sorocaba, respectivamente hasteadas pelo prefeito Rodrigo Manga, o tenente-coronel do 7º Batalhão da Polícia Militar, Fernando Agrella, e o vereador Luis Santos (Republicanos), 1º vice-presidente da mesa diretora da Câmara. Na sequência, a Banda Regimental do CPI-7, acompanhada pelos atiradores do Tiro de Guerra, tocou executou o Hino Nacional e o Hino de Sorocaba, interpretados pela cantora e servidora municipal Aline Moura.Na sequência, a escritora mirim Ana Cristina, declamou uma poesia de sua própria autoria, enaltecendo o município e destacando as características que formam a cultura da cidade. O secretário da Cultura, Luiz Zamuner, fez um resumo da história de Sorocaba, destacando ser a única cidade no Brasil a se desenvolver ao redor de um mosteiro, algo comum na Europa. ele lembrou ainda da importância de Sorocaba para o crescimento do país e de iniciativas que colocaram a cidade na vanguarda mundial, como a construção de uma estação ferroviária antes de cidades como Tóquio e Nova Iorque. "Sorocaba esteve à frente no tempo em toda sua história, que é curta, mas já importante não só para o país como para o mundo".