A música se tornou videoclipe na TV Câmara, interpretada com Tereza Baddini; o músico também irá apresentar programa cultural na TV Câmara
Carlos Madia: música em homenagem ao aniversário de SorocabaAutor de uma música em homenagem a Sorocaba a pedido da Câmara Municipal, que também foi produzida nos estúdios do Legislativo e transformada em videoclipe com imagens da cidade, com participação da cantora Tereza Baddini, o cantor e compositor sorocabano Carlos Madia concedeu entrevista à TV Câmara, durante as comemorações do aniversário de Sorocaba neste domingo, 15 de agosto, quando falou sobre seu processo de criação.
“Cada compositor tem uma maneira de fazer seu trabalho. Alguns começam pela letra, outros começam pela melodia e vão encaixando a letra. Eu, normalmente, quando faço a música sozinho, sem parceria, pego um papel e um violão e faço as duas coisas juntas. No caso das minhas parcerias com a Miriam Cris Carlos, professora da Uniso, coloco as músicas nos poemas dela já prontos”, conta.
“Processo de lapidação” – Na entrevista conduzida pelo secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, e Priscilla Radighieri, Carlos Madia afirma que o trabalho de criação musical é um processo de lapidação: “Às vezes, depois que já gravei a música, percebo que seria melhor ter trocado uma palavra. Por isso, em muitas regravações, o cantor e até o próprio compositor às vezes muda uma palavra ou outra”.
Carlos Madia em entrevista à TV CâmaraMadia também falou sobre a música que compôs para Sorocaba, a convite do secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, e que foi produzida nos estúdios da Rádio Câmara. “Ao compor, já imagino um determinado arranjo para a música, mas, durante a gravação, outras ideias surgem. No caso dessa gravação foi muito bom contar com o Rafael Alves, que, além de muito talentoso, foi muito prestativo”, afirma Carlos Madia, referindo-se ao técnico de áudio da Rádio Câmara, que, juntamente com Bruno Valsechi, também servidor da Casa, produziram o videoclipe com a música.
Conecta Cultura – Carlos Madia também discorreu sobre a música “Contamine-se de Si”, que compôs no início da pandemia, por volta de abril do ano passado e fará parte de seu novo álbum, que está sendo produzido. “A ideia era tentar instruir as pessoas a ficarem em casa e senti que aquele era um momento de olharmos para dentro de nós mesmos, para a gente se reconstruir”, explica, antes de cantar a música.
A pedido de Fábio Mascarenhas, Carlos Madia também falou do programa Conecta Cultura, que ele irá estrear na TV Câmara, nesta segunda-feira, 16, às 17h30, em parceria com o diretor da Escola do Legislativo, Anderson Santos: “O programa será um bate-papo com artistas da cidade, o mais abrangente possível, envolvendo artistas de todas as áreas, música, teatro, artes plásticas, produções audiovisuais, entre outras, dando voz aos artistas”. No final da entrevista, Madia cantou, ao violão, a música em homenagem a Sorocaba.