Em entrevista ao Jornal da Câmara, o vereador também falou sobre seu projeto de lei que incentiva a doação de sangue e medula por meio de desconto no
Programa de incentivo às hortas comunitárias, defesa de um novo Restaurante Bom Prato em Sorocaba e estímulo à doação de sangue e medula óssea foram temas da entrevista que o vereador Rodrigo do Treviso (PSL) concedeu ao Jornal da Câmara, nesta quinta-feira, 19, antes da sessão ordinária.
O vereador é autor do Projeto de Lei nº 42/2021, substitutivo, que cria o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Familiares no Município de Sorocaba. Amplamente discutida no Legislativo, a proposta já foi aprovada em primeira discussão na sessão passada e será votada em segunda discussão na sessão desta quinta-feira.
Rodrigo do Treviso explicou como irá funcionar o programa de hortas comunitárias, que, além de proporcionar alimentação saudável e renda para as famílias produtoras, dará destinação a espaços urbanos que estão servindo de local para descarte de entulhos. Outra vantagem do programa enfatizada pelo vereador é o incentivo à compostagem e a possibilidade de desenvolver trabalho educativo com as crianças.
Outros projetos – O vereador também discorreu sobre outra proposta de sua autoria que está na pauta da sessão desta quinta-feira – o Projeto de Lei nº 141/2021, que concede desconto de 5% sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aos proprietários de imóveis urbanos que sejam doadores de sangue e medula óssea. “O banco de sangue está com pouco estoque e esse projeto tem como objetivo incentivar a doação”, afirma.
O vereador também defendeu a implantação de mais um Restaurante Bom Prato em Sorocaba, de preferência na Zona Norte, para garantir segurança alimentar para a população de baixa renda, com uma alimentação saudável e balanceada. Rodrigo do Treviso relatou sua ida a São Paulo, quando tratou do assunto na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.
Em conversa com a secretária Célia Parnes, o vereador descobriu que há doze restaurantes do Programa Bom Prato para serem instalados em cidades paulistas, mas nenhum em Sorocaba. Em razão disso, o vereador afirma que continuará sua luta para trazer mais um Bom Prato para Sorocaba. “Como as prefeituras são parcerias na implantação desse restaurante, já falamos com o prefeito Rodrigo Manga e ele se mostrou interessado em trabalhar por mais um Restaurante Bom Prato”, afirma Treviso, que, no fim da entrevista, também falou do site que lançou em homenagem ao aniversário de Sorocaba.