Para o presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), trata-se de um ato inovador que busca otimizar a participação e a transparência
Presidente da Casa em reunião com a equipe do Laboratório de Inovação O projeto de resolução nº 30/2021 que institui o Laboratório de Inovação da Câmara Municipal, LabLeg Sorocaba, foi apresentado na 44ª Sessão Ordinária, com assinatura de todos os membros da Mesa Diretora do Legislativo.
A iniciativa que foi planejada e edificada pelo grupo formado pela Portaria nº 203/2021, com o objetivo de formular e desenhar essa ferramenta de integração do cidadão com o parlamento, via produtos de aproximação. Agora, o projeto passará pelas comissões permanentes da Casa e deve entrar na pauta de discussões no início do próximo mês.
A Câmara de Sorocaba poderá ser a primeira do país a possuir um laboratório de inovação. Para o presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), esse é um momento de atualização da Câmara e um ato inovador em busca de otimizar a transparência. “A ideia é instrumentalizar o envolvimento com a população e efetivar sua inclusão nas discussões do Legislativo”, explicou o presidente.
O escopo do laboratório passa pelo fomento à cultura de inovação, promovendo o espaço institucional com a melhoria dos processos existentes, o aumento da produtividade e a criação de soluções de inovação incrementais ou disruptivas, com ênfase na aproximação entre o Poder Legislativo e os cidadãos.
Espaço lúdico
De acordo com a minuta, o LabLeg Sorocaba será um espaço lúdico de interação, experimentação e criação conjunta, que contará com a colaboração ativa de parlamentares e servidores da Câmara Municipal, com uso intensivo de métodos ágeis e práticas colaborativas, que abrangem oficinas para resolução de problemas concretos no âmbito da atuação legislativa e administrativa, apoio à gestão, lançamento e maturação de projetos envolvendo ações de “coaching”, pesquisa, exploração, concepção, realização de pilotos, prototipagem e testes estruturados de soluções inovadoras.
E, sua ideação inicial, o laboratório será composto por quatro produtos, sendo eles o “Ideia-X”, que incentiva a participação colaborativa dos servidores e colaboradores do parlamento; o “Participe”, um espação de ocupação do cidadão; o “Aproxima”, que trabalha com uma programação proativa da TV Câmara e Rádio Câmara; e, por último, o “Ciclos”, uma autoavaliação e renovação do próprio laboratório.
De acordo com Fábio Mascarenhas, secretário de Comunicação da Casa, cada produto possuiu uma finalidade específica de interação com públicos estratégicos da Câmara Sorocaba, fomentando uma participação efetiva de toda a comunidade.
Além do secretário, participaram do grupo de criação do LabLeg os servidores Bruno Valsechi (TV Câmara), Marcelo Araújo (Cerimonial), Roberta dos Santos Veiga (Jurídico), Paulo Marquêz (Cerimonial) e Fernando Bellinassi (Informática).
Identidade Visual
O símbolo amarelo significa uma molécula, que é uma união de átomos, pequenas estruturas e atitudes que formam grandes coisas. O arco embaixo, ascendente, simboliza a positividade do projeto. As cores rementem seriedade e a inovação do laboratório.
Ideia-X
O Ideia X é uma plataforma aberta de gestão da inovação para estimular a participação das pessoas da organização no processo de criação de novas soluções. Essa ferramenta de gestão de ideias é o projeto piloto da implantação de uma cultura de inovação na Câmara Sorocaba.
Participe
Participe é um espaço de interação entre a comunidade sorocabana e o Poder Legislativo. A ideia é estimular a participação efetiva do cidadão, nas principais decisões da Câmara Sorocaba. O munícipe pode escolher quatro formas de participar, sendo elas: o Opine Cidadão, local para receber comentários de projetos que estão tramitando em nossa casa; o Banco de Ideias, onde sua sugestão poderá ser aproveitada pelos vereadores; a Tribuna Social, que se constitui em instrumento de participação popular nas políticas públicas utilizando o espaço da Tribuna da Câmara Municipal de Sorocaba, ao final do Primeiro Expediente das Sessões Ordinárias, para expor questões de relevância à população sorocabana; e o Fale Conosco, um canal para contato direto com o legislativo sorocabano.
Aproxima
Um espaço de comunicação e divulgação da comunidade sorocabana. Possibilitando o debate de temas relacionados ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural do País, em especial da cidade de Sorocaba e Região. E, com isso, fortalecer a participação cidadã entre a Câmara Municipal e os cidadãos. Nele encontram-se quatro subprodutos da TV e Rádio Câmara: Diálogos, aproximação da comunidade científica do Poder Legislativo; Cidades Metropolitanas, atuando com os 17 objetivos da ONU projetando 2030; Cultura Conecta, parceria com a classe artística da cidade e Jovens Criativos, um espaço da juventude no parlamento municipal.
Ciclos
Os integrantes do LabLeg Sorocaba deverão avaliar suas atividades semestralmente e a cada biênio renovar seu ciclo diante dos desafios do contemporâneo.