19/08/2021 12h07
Facebook

Em requerimento destacado e aprovado na Câmara, o vereador solicita ao Executivo gestões para fomentar o turismo em Sorocaba

Fábio Simoa (Republicanos)O fomento ao turístico em Sorocaba, com a implantação de uma área turística na região de Brigadeiro Tobias, abrangendo o Casarão e a Estação de Trem, foi tema de requerimento do vereador Fábio Simoa (Republicanos), destacado pelo autor na sessão ordinária desta quinta-feira, 19. No documento, o vereador solicita ao Executivo a possibilidade de desenvolver gestões em prol do turismo e, na tribuna, adiantou que a Secretaria Municipal de Cultura já está trabalhando nesse sentido.

“O Casarão de Brigadeiro Tobias estava abandonado há anos, mas, agora, uma verba federal que estava parada há oito anos, praticamente perdida, foi resgatada pelo secretário da Cultura, Luiz Antônio Zamuner, o que vai permitir a restauração de quatro prédios históricos”, adiantou o vereador.

No requerimento encaminhado ao Executivo, Fábio Simoa solicita a criação da Área Turística em Sorocaba, na região de Brigadeiro Tobias, com o objetivo de promover a história sorocabana, com visitação, atividades de lazer e geração de renda, através de medidas como a utilização da Estação de Trem para o fomento turístico, com a implantação de espaços gastronômicos no trecho da estação, estacionamento, local de encontro para a prática de Mountain Bike, entre outras ações.

Fábio Simoa destaca que o Casarão de Brigadeiro Tobias abriga o Centro de Estudos do Tropeirismo, que busca preservar esse ciclo econômico, social e cultural, por meio de exposição permanente, preservação da Mata Atlântica remanescente e a realização de eventos voltados para grupos escolares e o público em geral. Também discorre no requerimento sobre a importância histórica da Estação Ferroviária de Brigadeiro Tobias, que teria sido inaugurada em 1875, possivelmente como uma parada, e que, em 1899, aparece nas listagens da Sorocabana com o nome de “Passa-Três”. 

O vereador descreve os problemas que o prédio enfrentou ao longo dos anos e indaga se a Estação de Trem é de responsabilidade do município e se é possível realizar gestões para que as famílias que estão no local sejam encaminhadas para programas habitacionais, viabilizando sua transformação em área turística. O requerimento do vereador teve apartes de apoio de vários parlamentares, também preocupados com o fomento ao turismo em Sorocaba.