A iniciativa foi do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que homenageou os diversos grupos da igreja que realizam trabalho social
Para celebrar os 44 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou uma sessão solene na noite de quinta-feira, 19, por iniciativa do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga; do bispo Tiago Lemos; do deputado estadual Sebastião Santos; dos vereadores Vinícius Aith (PRTB) e Fábio Simoa (Republicanos); do secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues; do vereador de Itu, pastor Donizeti André; do vereador de Votorantim, pastor Lilo, juntamente com outros pastores e fiéis, entre eles, os diversos grupos da igreja que desenvolvem trabalhos sociais e de evangelização com diversos segmentos da sociedade.
Cristiano Passos, em seu discurso, falou do trabalho realizado pela igreja no mundo: “A Igreja Universal do Reino de Deus completa 44 anos e quem a conhece apenas hoje, já consolidada, com todo o suporte que ela tem, não sabe o quanto o trabalho foi duro, todo o sacrifício enfrentado pela igreja desde que o bispo Macedo começou, como os pastores e as esposas aqui presentes são testemunhas. Trabalhamos em lugares difíceis, dentro e fora do país. A igreja é nossa mãe espiritual. Durante esses 23 anos que conheço Jesus na igreja, 20 anos de casado e 19 anos de pastor, a igreja sempre esteve conosco em toda e qualquer situação. Por isso, não comemoramos uma data a mais e, sim, mais uma vitória, mesmo em tempo de pandemia” – afirmou o vereador, parabenizando a todos os membros da igreja pelo trabalho realizado, especialmente em prol dos mais necessitados.
Trabalho social – O prefeito Rodrigo Manga, ao saudar os presentes e cumprimentar o vereador Cristiano Passos pela iniciativa, destacou que o parlamentar, em que pese estar em seu primeiro mandato, “parece que tem vários anos de Câmara Municipal, devido à sua dedicação à cidade de Sorocaba”. O prefeito destacou a importância do trabalho realizado pela Igreja Universal do Reino de Deus, inclusive no apoio à campanha de vacinação contra a Covid-19, e lembrou que esse trabalho “não é feito apenas pelos bispos e pastores, mas pelos obreiros e demais membros que se dedicam a ajudar os que mais precisam”.
Manga foi taxativo ao enaltecer o trabalho da igreja: “Sorocaba já teve prefeitos simpáticos à obra de Deus, mas eu me orgulho de ser o primeiro prefeito que teve sua vida transformada pela obra de Deus. Quantas vidas não foram salvas, nesses 44 anos? Quantas pessoas não estavam no mundo das drogas, com seus casamentos destruídos e não foram resgatadas pela igreja? Sabemos que não é fácil realizar a obra de Deus, mas essa igreja, em meio a tantas perseguições, tem sido exemplar em realizar esse trabalho. Sorocaba reconhece a importância dessa obra e sabe que a igreja faz um trabalho que o poder público não consegue fazer”.
Mensagens – O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba (PL), gravou uma mensagem de vídeo em homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus, destacando o trabalho social que a igreja realiza no mundo, inclusive em Sorocaba, e parabenizando o vereador Cristiano Passos pela iniciativa da homenagem. O vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) também gravou vídeo parabenizando a igreja e seu colega de parlamento. Também o deputado federal Jefferson Campos enviou mensagem falando do trabalho da igreja.
Os vereadores Vinícius Aith (PRTB) e Fábio Simoa (Republicanos) fizeram uso da palavra e, corroborando o que havia dito o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, destacam o trabalho realizado pela Igreja Universal durante a pandemia, não só oferecendo todo apoio à campanha de vacinação, como também amparando famílias necessitadas. O deputado Sebastião Santos, o pastor Lilo, vereador de Votorantim, e o pastor Donizeti André, vereador de Itu, também fizeram uso da palavra, assim como os secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, que foi parabenizado por Cristiano Passos pelo trabalho à frente da pasta.
Pastores da igreja, entre outras autoridades, também fizeram uso da palavra, como o pastor Marinaldo Oliveira da Silva, que é militar de elite do Corpo de Fuzileiros Navais e ressaltou “a disciplina, a seriedade e o ideal que encontrou na igreja de servir ao próximo custe o que custar”. O pastor Matheus Costa, que veio de Angola, relatou a luta, as conquistas e as dificuldades que a igreja enfrenta no país.
Homenageados – Por fim, o vereador Cristiano Passos (Republicanos) entregou votos de congratulações aos líderes e diversos grupos de atuação da igreja, representados por seus coordenadores. Foram homenageados o bispo Tiago Lemos, representante da Igreja Universal em Sorocaba e regiões metropolitanas, e o coordenador responsável da Igreja Central da Universal em Sorocaba, Marinaldo Oliveira da Silva. Também foi homenageada a coordenadora da Escola Bíblica Infantil, Adriana Lucas dos Santos, e os diversos movimentos da Igreja Universal do Reino de Deus, na pessoa de seus coordenadores.
Foram homenageados os grupos Força Jovem (pastor Altieres Claudino), Intellimen (Adriano da Cruz), Arimatéia (pastor David Gonçalves Barros), Socioeducativo (pastor Francisco de Souza), Força Teen Universal (pastor Macson Andrade), Resgate (João Rodrigues dos Santos), Universal nas Forças Policiais (pastor Marcos Ferreira Pinto), Calebe (Maurício Vieira dos Santos), Vício tem Cura (pastor Milton Oliveira de Jesus), Evangelização (pastor Ricardo dos Santos Pedro, representado por Rafaela Campos) Jejum das Causas Impossíveis (pastor Samuel Viana), Universal nos Presídios (Wellington Barbosa), e Depressão tem Cura (pastor Wellington Oliveira).
Ao término das homenagens, o bispo Tiago Lemos agradeceu a homenagem realizada pela Câmara Municipal e enfatizou que os diversos grupos da universal atendem pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. “Temos procurado fazer aquilo que Deus nos mandou fazer, aqueles dois mandamentos da Bíblia, que todos sabem quais são: amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a nós mesmos. Por isso, aonde houver uma pessoa que precisa de ajuda, a Universal estará ao lado dela.”
Dados históricos – A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) nasceu no prédio de uma antiga funerária, no Bairro Abolição, no Rio de Janeiro, onde Edir Macedo, seu fundador, realizou o primeiro culto da igreja, em 9 de julho de 1977. Hoje, a igreja está presente em mais de 100 países, desenvolvendo intenso trabalho social, voltado para as pessoas mais vulneráveis.