Diretora da Associação Brasileira de Comunicação Pública, Aline Castro é produtora do podcast “Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência”
A produção de podcasts foi tema do "Plenário Educação " desta quinta-feira, 19. O programa semanal da Escola do Legislativo, em parceria com o Laboratório de Inovação da Câmara Municipal de Sorocaba, conduzido por Anderson Santos e Paulo Marquêz, recebeu a jornalista e diretora da Associação Brasileira de Comunicação Pública, Aline Castro, especialista no tema.
A jornalista é criadora do podcast “Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência”, disponível nas plataformas de áudio e direcionado a profissionais de comunicação que atuam em órgãos públicos. O projeto nasceu em abril de 2020, com o intuito de levar informação aos jornalistas que trabalham com a disseminação de informações públicas.
Durante o programa, Aline Castro falou sobre o surgimento do podcast e os meios de produção dessa mídia. “O podcast nasce em 2004, mais ou menos, e nada mais é do que o bom e velho radinho de pilha na palma da nossa mão, no nosso smartphone, com acesso à internet”, ressaltou, lembrando que atualmente existem múltiplas plataformas para a reprodução de programas em formato de podcast .
Segundo a jornalista, o Brasil é o segundo maior produtor de podcasts do mundo, com 180 mil programas já produzidos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O país conta hoje com 34 milhões de ouvintes assíduos, a maioria jovens de 16 a 24 anos.
“A grande magia da revolução digital é que hoje todo mundo tem poder de voz e pode criar um canal no YouTube ou um podcast, que é muito mais simples de fazer que um vídeo”, frisou, destacando que a maioria dos programas são disponíveis de forma caseira. A jornalista deu diversos exemplos de podcasts , em vários formatos e tipos, além de dicas e o passo a passo de produção.
Transmitido ao vivo pela TV Câmara, o "Plenário Educação" com a jornalista Aline Castro já está disponível nas redes sociais do Legislativo, como Facebook e YouTube.