A iniciativa foi do vereador Fausto Peres (Podemos), que ressaltou os relevantes serviços prestados pela instituição ao município
Os 25 anos de fundação da Creche Deus Menino – que atende 750 crianças – foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de sexta-feira, 20, por inciativa do vereador Fausto Peres (Podemos). Além do parlamentar, que presidiu a sessão, compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: Maurício Telo Fagundes, presidente da Creche Deus Menino; a diretora e coordenadora pedagógica Dalvani His Gomes Sousa; e o gestor de Desenvolvimento Educacional, Paulo Bruno Pistili Rodrigues, representando o secretário municipal de Educação, Márcio Carrara. O evento contou com apresentações da cantora Juliana Mazon.
O vereador Fausto Peres, que discursou no final da solenidade, contou que conhece a história da Creche Deus Menino desde que se mudou para a região do Paineiras e Santa Marina, em 1998, e sempre admirou o trabalho desenvolvido pela instituição, que, segundo ele, é um modelo de gestão compartilhada da educação, atuando no Conjunto Ana Paula Eleutério, no Bairro Herbert de Souza e no Paineiras. “Até 2011, a Creche Deus Menino não contava com o apoio do poder público, mas mantinha, com garra, esse atendimento das crianças de zero a quatro anos, atendendo famílias e vidas da Zona Norte. Hoje, a Creche Deus Menino é uma referência”, destacou, ressaltando que a parceria público-privada foi fundamental para levar creche para a região.
História da creche – O fundador e mantenedor da Creche Deus Menino, lzidro Gonçalves Telo, ao fazer uso da tribuna, agradeceu o vereador e a Câmara Municipal pela homenagem e afirmou que o trabalho da instituição se fortalece com “lealdade, amor e competência”, ressaltando, ainda, o apoio da Prefeitura de Sorocaba e o trabalho da equipe que compõe a creche. “As nossas crianças são os adultos de amanhã e precisam ser cuidadas com muito amor, carinho e disciplina”, enfatizou.
Em seguida, foi exibido um vídeo institucional mostrando parte da história da creche, inaugurada em 15 de agosto de 1996 para realizar o sonho da esposa de seu fundador, Arminda, que queira cuidar de crianças. A creche começou com cinco funcionários, atendendo oito crianças. Hoje, atende cerca de 750 crianças, distribuídas em quatro unidades, com uma equipe de 112 funcionários. “Temos funcionárias que foram nossas alunas e, hoje, trabalham conosco, o que é motivo de orgulho”, afirmou a diretora Dalvani Souza, mais conhecida como “Tia Dalva”, que também falou da dedicação da família Telo e do empenho de todos os funcionários.
Homenagens à equipe – O presidente da Creche Deus Menino, Maurício Telo, também discursou na solenidade, ressaltando o legado de seus avós, que fundaram a creche. Por sua vez, o representante do secretário de Educação, Paulo Pistili, afirmou que “a formação integral e humanizada das crianças como sujeitos de direitos é tarefa todos: poder público, universidades e terceiro setor”, ressaltando, como exemplo, a Creche Deus Menino entre as entidades que se destacam. “A educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, afirmou.
Antes do encerramento da sessão solene, o vereador Fausto Peres homenageou os dirigentes da Creche Deus Menino e representantes da equipe de profissionais da instituição, como professoras, auxiliares de ensino, administradores, zeladores e trabalhadores da limpeza, entre outros. A sessão solene, que seguiu os protocolos de higiene e distanciamento, com número reduzido de pessoas em plenário, foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ficará disponível nas redes sociais da Casa.