24/08/2021 17h19
atualizado em: 24/08/2021 17h25
Facebook

Além de Claudio Sorocaba (PL), o evento realizado na tarde desta terça-feira, 24, teve a presença do vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos).

A Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, em parceria como governo estadual, deu início, na tarde desta terça-feira, 24, ao Cadastro Social para regularização fundiária do Jardim Excelsior, na zona oeste da cidade. O evento que marcou a abertura do cadastramento foi prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal, Claudio Sorocaba (PL), além do vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), membro da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária do Legislativo.

A cerimônia contou também com o prefeito Rodrigo Manga, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Tiago da Guia, e o o diretor executivo programa Cidade Legal, Erick Vieira, representando o governo estadual.

Em discurso, Claudio Sorocaba destacou o empenho do prefeito e lembrou do trabalho realizado há 30 anos para regularizar moradias no Júlio de Mesquita, bairro na região do Jardim Excelsior. "Governar para os ricos é fácil, mas temos que governar para as pessoas que mais precisam, que não tem um recurso para pagar um escritura, que sabemos que é caro, e começamos lá atrás, no Júlio de Mesquita, que hoje tem praticamente 100% das mordias regularizadas", lembrou.

O presidente do Legislativo ainda ressaltou a importância do título de regularização para as famílias beneficiadas, que poderão utilizar a documentação como garantia para empréstimos ou para deixar o imóvel aos filhos.

O vereador Vitão do Cachorrão também enalteceu o trabalho da prefeitura que, segundo ele, vai realizar o sonho de muitos moradores do bairro. "A pessoa que construiu sua casa aqui muitas vezes deixou de comprar uma mistura, uma roupa, um brinquedo pro filho, e se não tiver essa documentação nada adianta", disse.

O prefeito Rodrigo Manga afirmou que o programa Casa Digna faz parte do plano de governo, junto com o programa habitacional Casa Nova Sorocaba, e pretende garantir a regularização fundiária para mais de 50 mil famílias na cidade. Segundo ele, no Jardim Excelsior serão 100 famílias beneficiadas pela iniciativa. "Hoje já iniciam os cadastros junto com o governo do estado para que possas acelerar o mais rápido possível e voltar aqui para entregar a documentação e a escritura que vocês tanto merecem", disse o prefeito que, ao final,  ao lado de uma moradora, vereadores e secretários, assinou termo de início do cadastro para regularização fundiária.

Cadastro - Segundo o secretario Tiago da Guia, o Casa Digna Sorocaba tem como objetivo acelerar os processo de regularização fundiária que estavam paralisados no município. O cadastro social será realizado entre os dias 27, 28 e 29, quando funcionários da empresa Diagonal, devidamente trajados e identificados, coletarão entre os moradores as informações que serão repassadas para a prefeitura. "Em seguida, os dados encaminhados ao cartório para projetos de regularização fundiária para, enfim, sair o direito à moradia, ou seja, a garantia do título de vocês", explicou.

O diretor executivo do programa Cidade Legal do Estado de São Paulo, Erick Vieira, destacou a importância da cerimônia, realizada no bairro, para levar transparência aos moradores. "Esse ato, em conjunto município e estado, dando toda publicidade em praça publica e com transmissão redes sociais, é muito importante para que os moradores aqui do Jardim Excelsior recebam os nossos prestadores de serviço que  estarão de porta em porta, nos próximos dias, na porta de casa em casa, pegando os dados pessoais e a documentação de vocês", disse. "Em breve retornarem aqui para, dando sequencia e celeridade, entregar o titulo de regularização fundiária que é o objetivo", afirmou, lembrando ainda que outros bairros de Sorocaba também serão contemplados.