24/08/2021 18h34
Facebook

Cláudio Sorocaba, presidente da
Câmara Municipal
O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba (PL), e os vereadores Cristiano Passos (Republicanos), Fábio Simoa (Republicanos), Rodrigo do Treviso (PSL) e Vitão do Cachorrão (Republicanos) participaram na tarde desta terça-feira, 24, do evento de início do cadastro social para regularização fundiária do Jardim Itapemirim, na Zona Norte da cidade. Sob comando do prefeito Rodrigo Manga, a solenidade teve também a presença do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Tiago da Guia, e do diretor executivo do programa Cidade Legal, do governo do estado, Eric Vieira.

O presidente Cláudio Sorocaba salientou a importância do processo de regularização e parabenizou a população do bairro. “Hoje é o pontapé de uma grande vitória de vocês”, disse o vereador. “A Câmara Municipal está junto com o prefeito principalmente nas pautas mais essenciais. Estamos empenhados, juntos, para dar condições de vocês terem o documento e a segurança da posse do que é uma conquista de vocês”.

Fábio SimoaO vereador Fábio Simoa, presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária da Câmara de Sorocaba, destacou que o cadastro dá início efetivo a todo o trabalho de reconhecimento das propriedades. “A regularização vai trazer dignidade para cada um de vocês presentes. Isso não é eleitoreiro, tem embasamento. Já começaram o trabalho hoje, não estamos trazendo promessas, mas o compromisso do Executivo e do Legislativo para vocês”.

Vitão do CachorrãoVitão do Cachorrão agradeceu à Prefeitura e garantiu mais melhorias para o bairro. “A partir de agora vocês vão ter o documento que é direito de vocês. E ainda mais: vimos que o bairro precisa de atenção, precisa de uma academia ao ar livre, iluminação, de limpeza do rio. Tenham certeza de que a Câmara e o prefeito vão dar”, afirmou o vereador.

Cristiano PassosJá o vereador Cristiano Passos salientou o quanto a oferta desse trabalho pelo Poder Público beneficia financeiramente a população. “Se a pessoa for fazer esse documento por conta própria, é um valor muito alto, de 20 parcelas de R$ 700. Se a pessoa recebe um salário-mínimo, como vai fazer isso? Com a aprovação da Câmara isso está sendo possível. 365 dias por ano contem com a Câmara Municipal”.

Rodrigo do TrevisoPor fim, o vereador Rodrigo do Treviso contou que a atenção dada ao bairro atende a um pedido feito tão logo Rodrigo Manga foi eleito. “A primeira coisa que pedi para o prefeito foi atender o Jardim Itapemirim, o Jardim Rodrigo e o Jacutinga. Fizemos um pacto para ajudar a população daqui. Com o documento, a casa de vocês vai valorizar”, comemorou.

Processo de regularização – Com a assinatura do prefeito da ordem de início do processo de regularização fundiária, funcionários a trabalho do governo estadual irão realizar nos próximos dias, de casa em casa, o cadastro das famílias para dar início ao processo de regularização das propriedades.

A formalização faz parte do programa Casa Digna Sorocaba, que, segundo o secretário municipal, Tiago da Guia, tem como objetivo acelerar os processos de regularização fundiária e atenderá, no Jardim Itapemirim, mais de 300 famílias, oferecendo todo o suporte, apoio e garantia de sua propriedade no bairro.