O vereador destacou as escolas Inês Rodrigues Cesarotti e Norma Justa Dall’Ara, como exemplo de escolas que precisam de reforma
Vitão do Cachorrão: reforma das escolasA recuperação imediata das escolas municipais que foram vandalizadas para que as aulas possam ser retomadas foi tema de dois requerimentos do vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) destacados e aprovados na sessão ordinária desta quinta-feira, 26. Nos requerimentos, o vereador solicita a manutenção da Escola Professora Inês Rodrigues Cesarotti, no Parque Vitória Régia, e da Escola Professora Norma Justa Dall’Ara, no Jardim J.S. Carvalho, mas enfatizou que, depois de ter apresentado os requerimentos, já recebeu pedidos de reforma em mais escolas, que também foram vandalizadas.
“Com a colocação dos vigias nas escolas, uma de minhas bandeiras, com o apoio dos vereadores, que foi encampada pelo prefeito Rodrigo Manga, não ocorreu mais nenhum furto nas escolas municipais, mas as escolas que foram vandalizadas antes da colocação dos vigias precisam de uma força-tarefa, talvez com o apoio de empresários, para que sejam reformadas com urgência e as aulas possam voltar ao normal”, afirmou Vitão do Cachorrão, que usou a tribuna para defender os requerimentos, que motivaram apartes em plenário, também em defesa da reforma das escolas.
Vitão do Cachorrão lembra que as crianças estão há mais de um ano sem aulas e se continuarem sem aulas terão ainda mais prejuízo em seu desenvolvimento pedagógico. “As crianças não podem ficar mais tempo sem estudar. Aquelas que estão em fase de alfabetização não vão aprender a ler e escrever se as escolas não forem reformadas e elas não puderem estudar”, afirmou Vitão do Cachorrão, que também enumerou os prejuízos materiais motivados pelos furtos e vandalismo.
Vários vereadores falaram em aparte sobre o requerimento. A vereadora Iara Bernardi (PT) cobrou urgência na reforma das escolas e questionou os critérios de prioridade da Secretária de Educação para recuperar as escolas vandalizadas. O vereador Fernando Dini (MDB) cobrou mais agilidade da Secretaria de Educação na reforma das escolas. O vereador Fausto Peres (Podemos), por sua vez, disse ter saído edital para a reforma de 40 escolas e parabenizou o secretário de Educação, Márcio Carrara. Já o vereador Péricles Régis (MDB) disse que está sendo implementada uma proposta de educação online nas escolas, em parceria com uma empresa, sem custo para a município, iniciativa articulada pelo vereador.