Uma nova audiência pública será realizada na próxima segunda-feira, 30, pela Comissão de Economia e Finanças
Dando continuidade às oitivas com secretários para apresentação do Plano Plurianual do Município de Sorocaba (PPA) para o quadriênio que vai de 2022 a 2025, as secretarias de Trânsito e Mobilidade abriram, na manhã desta sexta-feira, 27, a segunda audiência pública realizada pela solicitação da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias. Durante a primeira audiência, realizada na última quarta-feira, 12 secretários já foram ouvidos. Novamente os trabalhos foram presididos pelo vereador Cristiano Passos (Republicanos), membro da Comissão de Economia.
O secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini iniciou as apresentações, destacando que a secretaria trabalha de forma coordenada com a Urbes. Com um orçamento geral estimado em R$ 241 milhões para 2022, R$ 219 milhões para 2023, R$ 238 milhões em 2024 e R$ 252 milhões em 2025, a pasta é responsável pela operação do BRT, gerenciamento dos Fundos Municipais de Trânsito e de Transporte, além do caixa único, para subsídio das operadoras de transporte.
Em seguida, o secretário de Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Siqueira Franquim, apresentou os números da Urbes, com um orçamento geral estimado em R $ 41,5 milhões para 2022, R $ 42,8 milhões para 2023, R $ 44,7 milhões em 2024 e R $ 46,7 milhões em 2025.
Mobilidade e segurança - Abertas as perguntas, a vereadora Iara Bernardi (PT), questionou o crescimento desordenado da cidade e o impacto na mobilidade. “A gente vê a cidade se expandido e as outras políticas públicas não acompanham”, disse. A vereadora também quis saber se há planos para aumentar a segurança no trânsito, inclusive para pedestres e ciclistas. Segundo o secretário Paschoini, há uma integração entre as secretarias que estão conseguindo antecipar as questões, minimizando os impactos do crescimento e valorizando o transporte público, para dar mais fluidez ao sistema. Sobre a segurança, ressaltou que a cidade tem bons índices, mas o Governo Municipal trabalha para melhorar cada vez mais. “A meta é zero. Não tinha que ter acidentes e mortes no trânsito ”, frisou.
Já o secretário Franquim ressaltou que serão implantados 18 corredores exclusivos, com ônibus articulados e integração em todos os pontos da cidade. “Estamos muito esperançosos com esse novo sistema, que vai trazer uma solução mais definitiva”, disse. O vereador João Donizeti (PSDB) falou sobre a falta de segurança na estrada vicinal Sorocaba-Iperó. “É uma tragédia anunciada”, frisou, citando o grande fluxo do trecho e a falta de estrutura, como acostamento e iluminação. Pachoini ressaltou que cotidianamente são feitas adequações na estrada, mas que há muito a ser feito. “Temos que fazer um projeto completo para atender toda a rodovia, não apenas os primeiros dois quilometros, trabalhando em parceria com os novos loteadores”, disse.
Área rural e educação - O vereador Fábio Simoa (Republicanos) falou sobre desafios na região de Brigadeiro Tobias e Zona Leste, denunciando o descaso das concessionárias das rodovias que cortam a cidade. Também cobrou a municipalização da Avenida Bandeirantes e implantação do corredor da área rural. O secretário de Trânsito ressaltou o compromisso de implantação de veículos com pneus adaptados para estradas de terra. Ainda em resposta ao parlamentar, sobre a possibilidade de implantação do VLT no município, o secretário da Semob afirmou que existe um estudo de viabilidade para adequação da linha férrea, mas, por enquanto, por falta de orçamento, não está prevista sua implantação, dependendo portanto, da viabilidade orçamentária.
Em seguida, o vereador Salatiel Hergesel (PTB) falou sobre a importância da educação para o trânsito e sugeriu a confecção de peças atrativas voltadas às crianças, como o projeto “Estrada para a Cidadania”, que era desenvolvido nas escolas. Já a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) cobrou planejamento para diminuir a velocidade dentro dos bairros.
O presidente da Câmara, o vereador Claudio Sorocaba (PL) também acompanhou a oitiva dos dois secretários, reforçando que as duas pastas são muito cobradas pelos parlamentares. Lembrou ainda que foi prontamente atendido quando solicitou transporte gratuito para munícipes se vacinarem. “Um novo pedido é para que no Enem, nos dois dias de provas, os alunos que fizeram suas inscrições não paguem o transporte”, solicitou. De acordo com o secretário de Mobilidade a gratuidade foi um sucesso para o avanço da vacinação na cidade. Disse ainda que novas isenções precisam ser avaliadas pontualmente.
BRT e nova rodoviária - O vereador Luis Santos (Republicanos) quis saber se já há um estudo sobre a atração de novos usuários no transporte público pelo BRT, ressaltando que, em sua opinião, o VLT, usando as linhas férreas seria mais adequado para o Município. “Nos venderam a ideia de que o BRT resolveria todos os problemas de trânsito em nossa cidade”, afirmou. Também ressaltou que, antes da pandemia, a cidade atraia cerca de 40 novos carros ao dia e que, portanto, o PPA precisa prever projetos de mobilidade para melhorar o fluxo do trânsito, além de novos atrativos para o transporte público.
Encerrando as manifestações, o vereador Fausto Peres (Podemos) cobrou a construção de pontes na Zona Norte e outras melhorias para a região. De acordo com Paschoini existe sim planejamento para obras de ligações entre os bairros. Sobre melhorias no transporte público, também criticou o BRT, que, para o vereador “está onze anos atrasado”, pois muitas pessoas migraram para o transporte por aplicativo. Em resposta aos parlamentares, o secretário de Transporte afirmou que o sistema do BRT é bom e que a cidade precisava, devido ao crescimento, mas, afirmou que discorda de algumas obras realizadas em avenidas.
Sobre a mudança da rodoviária, questionada por alguns parlamentares, Paschoini afirmou que ainda não há definição do local para a nova rodoviária, ressaltando que será um projeto eficiente, com ligação direta às rodovias, para evitar mais impactos no trânsito e com atrativos como comércio. Por fim, em reposta a questionamento enviado pelo público, o secretário de Mobilidade falou sobre os investimentos nas ciclovias, destacando que existe previsão de interligação e expansão, sendo prevista também a retomada do programa Integrabike.