Primeiro secretário da mesa diretora, o vereador também preside a Comissão de Habitação e Regularização Fundiária
Fábio Simoa na Rádio CâmaraO Plano Plurianual 2022-2025, a importância histórica e turística da região de Brigadeiro Tobias e os programas habitacionais de Sorocaba, que serão discutidos em audiência pública na quarta-feira, 1º, às 10 horas, foram temas da entrevista que o vereador Fábio Simoa (Republicanos), 1º secretário da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, concedeu ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 31, antes da sessão ordinária da Casa. Na conversa com Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre suas ações e projetos.
Fábio Simoa fez um balanço positivo das audiências públicas sobre o Plano Plurianual 2022-2025, realizadas durante três dias e encerradas na segunda-feira, 30, das quais participou. O parlamentar destacou a importância do debate sobre o planejamento da cidade para os próximos quatro anos com a participação dos vereadores e a presença dos secretários municipais. “Neste ano de 2021, o Executivo está trabalhando com o orçamento que veio do governo passado e a perspectiva é que, em 2022, haja um crescimento, mesmo com a crise. Como vereador, também vou trabalhar para que isso se concretize e pedimos à população que acompanhe esse trabalho do Legislativo e do Executivo”, afirmou.
Moradia popular – Como presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária da Câmara Municipal, Fábio Simoa disse que o governo do prefeito Rodrigo Manga, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, tem tido uma visão mais avançada em relação à moradia popular, com programas habitacionais próprios, como o Casa Digna, e através de parceria com o governo estadual, por meio do Programa Cidade Legal. Citou como exemplo o início do cadastro social para regularização fundiária do Jardim Itapemirim, na Zona Norte da cidade, em cujo lançamento, na semana passada, esteve presente.
O vereador também convidou a população a participar da audiência pública que irá discutir os programas habitacionais da Prefeitura de Sorocaba e que será realizada na manhã desta quarta-feira, no plenário da Casa, com transmissão ao vivo pela TV Câmara e redes sociais: “É importante que a população participe diretamente ou através das redes sociais. Essa é a primeira audiência pública solicitada pela Comissão de Habitação e Regularização Fundiária”, afirmou o vereador citando Iara Bernardi (PT) e Vitão do Cachorrão (Republicanos), que também integram a comissão.
Fábio Simoa com Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar no Jornal da CâmaraCultura e turismo – Representante da região de Brigadeiro Tobias, Fábio Simoa conta que também está empenhado em resgatar a região do ponto de vista turístico e cultural e, para tanto, tem trabalhado para implantar o “Caminho da Marquesa”, destacando que a região é o berço do tropeirismo, além de ser o pulmão verde de Sorocaba.
O vereador também falou de dois projetos de sua autoria que serão votados na sessão desta terça-feira, um deles prevendo que os dados dos conselhos municipais terão de ser divulgados na página oficial da Prefeitura de Sorocaba na Internet. “Sorocaba conta com 31 conselhos municipais, mas na página oficial da Prefeitura de Sorocaba constam dados apenas de quatro conselhos. Meu projeto de lei prevê que todos os conselhos devem ter seus dados atualizados na Internet, com dados de contato, como endereço, telefone e nome dos conselheiros”, explica. O outro projeto do vereador na pauta concede a Medalha do Mérito Esportivo ao pugilista Abner Teixeira, ganhador da medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio.
Por fim, Fábio Simoa falou sobre a necessidade de reabrir os centos esportivos e defendeu o fomento ao esporte. “O esporte precisa ser fomentado da melhor forma possível, tanto o esporte varzeano, pelo qual tenho grande paixão, como outras modalidades, como o vôlei e o basquete de três, que exige espaço pequeno e tem um custo baixo, mas agrega muitos benefícios para o lazer da população”, disse ao final da entrevista, que ficará disponível nas redes sociais da Casa.