31/08/2021 12h46
Facebook

Para o vereador, os zeladores irão contribuir com a segurança dessas unidades, que estão sendo vítimas de vandalismo

A implantação de zeladores nas Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba foi defendida pelo vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) por meio de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira, 31. O vereador utilizou a tribuna para defender seu pedido ao Executivo, quando enfatizou que a medida tem como objetivo levar mais segurança para as unidades de saúde.

“A implantação dos zeladores nas escolas municipais, uma de minhas bandeiras, foi encampada pela gestão do prefeito Rodrigo Manga, com a colocação dos vigias nas escolas, e já está surtindo efeito. Já são quase 60 dias, desde que foram colocados os vigias nas escolas, e não ocorreu mais nenhum furto nessas escolas”, afirmou Vitão do Cachorrão, lembrando os prejuízos que os furtos e vandalismos causavam para os alunos e suas famílias.

Para o vereador, a situação das Unidades Básicas de Saúde é semelhante à que ocorria nas escolas. “Tem muita UBS sendo furtada em Sorocaba. Às vezes, uma pessoa esperou seis meses por uma consulta, mas, quando chega na data marcada, a UBS teve sua fiação furtada na véspera e a consulta tem de ser remarcada. O furto da fiação pode até estragar as vacinas. Colocar um zelador na UBS vai resolver esses problemas, além de gerar emprego, como está ocorrendo nas escolas”, argumentou Vitão do Cachorrão.

O vereador destacou que a implantação dos vigias nas escolas, além de evitar furtos e depredações nesses estabelecimentos, contribuiu com a melhoria da segurança até da vizinhança das escolas, já tendo havido caso em que o vigia percebeu que está havendo uma tentativa de furto numa casa próxima e conseguiu impedir o crime, acionando a polícia. “Por isso, defendo que esse modelo seja levado para as nossas Unidades Básicas de Saúde”, afirmou Vitão do Cachorrão, que contou apartes favoráveis dos vereadores Fábio Simoa (Republicanos), Silvano Jr. (Republicanos) e Péricles Régis (MDB).