Vereador visitou dois restaurantes populares na cidade para estudar viabilidade do programa em Sorocaba
Conhecer o modelo dos dois restaurantes populares municipais de Diadema foi o propósito da visita realizada à Secretaria de Segurança Alimentar da cidade, pelo vereador Rodrigo do Treviso (PSL), na última quarta-feira (1). A intenção do parlamentar é construir um projeto semelhante em Sorocaba.
Desde 2005, os diademenses contam com refeições de qualidade a baixo custo através de um programa custeado exclusivamente pela prefeitura, inicialmente em parceria com entidades. Entre janeiro e julho deste ano, 205.381 refeições foram servidas pelo Poder Executivo ao custo de dois reais cada. Os dois restaurantes somam a capacidade de disponibilizar 4.200 refeições diárias.
Com o intercâmbio de ideias, Rodrigo busca se espelhar em programas bem-sucedidos para construir um projeto de oferta da alimentação saudável às famílias sorocabanas de baixa renda, sem depender do Programa Bom Prato, do Governo do Estado.
Em reunião ao Palácio dos Bandeirantes, há três semanas, a secretaria de Desenvolvimento Célia Parnes informou ao vereador que não há projeto para a destinação do segundo restaurante a Sorocaba, além do Bom Prato, que fica na região central. A pedido de Treviso, o governo realizará um estudo para implantação de nova unidade na zona norte de Sorocaba.
“Municipal ou estadual, não importa. Precisamos mesmo é garantir que a população mais carente, que cresceu absurdamente ao longo da pandemia, tenha comida à mesa e que seja à mesa dos restaurantes populares, quantos forem necessários. E trabalharemos por isso”, afirma o vereador Rodrigo.
Visita a Diadema – O vereador foi recebido pelo secretário de Segurança Alimentar, Geraldo Antonio da Silva, e a assistente da Secretaria de Segurança Alimentar, Lita Aragão. Ambos apresentaram dados do programa “Bom Gosto”, que disponibiliza dois restaurantes populares aos moradores mais carentes de Diadema.
Lita Aragão, que acompanha o desenvolvimento do programa desde sua criação, afirma que o propósito do município é possibilitar a oferta de refeições balanceadas com baixo custo, promovendo a alimentação adequada e saudável.
“Uma alimentação saudável e balanceada atua como um serviço de saúde preventiva, essencial neste momento de crise social. Por isso o trabalho pelos restaurantes populares em Sorocaba não pode parar”, destaca Treviso.
Os restaurantes – Em 2005 foi inaugurado o primeiro restaurante popular de Diadema, que fica no bairro Serraria. Já a unidade do Campanário foi inaugurada em 2010.
Ambas as unidades restaurantes funcionam de segunda a sexta-feira e servem refeições a preços populares. O prato tem valor de R$ 2,00. Atualmente, devido à pandemia da Covid-19, a distribuição se dá por marmitex. O retorno das refeições servidas no restaurante, segundo a Secretaria de Segurança Alimentar, acontecerá "assim que for seguro a todos. E não vemos a hora".
(Assessoria de imprensa – vereador Rodrigo do Treviso – PSL)