Novo boletim sobre a pandemia e produção no legislativo foi divulgado nesta sexta-feira, 3, pela TV Câmara Sorocaba.
Em novo boletim sobre a situação da pandemia e produção do Legislativo, divulgado no início da tarde desta sexta-feira, 3, na TV Câmara Sorocaba, o diretor geral Jonata Mena, informou que, nos últimos 15 dias, a Câmara Municipal não teve nenhum servidor afastado por conta da Covid-19. Segundo ele, em 2021 foram 92 casos registrados da doença, sendo cinco vereadores, além de outros 32 casos em 2020.
"Isso nos traz muita alegria, mas vamos manter a prevenção, a moderação, para juntos podermos vencer essa luta", disse o diretor, que também destacou a evolução do processo de vacinação, que traz a esperança de que a cidade possa retornar a normalidade.
Jonata Mena contou que a Câmara Municipal segue com protocolos de segurança, com as sessões sendo realizadas de maneira mista, ou seja, podendo os vereadores acompanharem os trabalhos presencialmente ou de forma remota. Ele ainda reforçou que todos as ações do Legislativo seguem transmitidas pela TV, rádio e redes sociais da Câmara Municipal "em respeito à população que não pode comparecer à Câmara, mas sempre pode acompanhar nossos trabalhos".
Produção legislativa - O diretor geral contou que a Câmara teve uma semana muito produtiva, com duas sessões ordinárias e três audiência públicas, com presença de publico no plenário do Legislativo, respeitando as orientações do plano São Paulo de combate à Covid-19. "Da maneira possível estamos enfrentando da melhor forma a pandemia, sempre respeitando as regras de distanciamento para que não tenhamos um aumento de casos e termos que tomar medias mais duras, restrições e , em último caso, até o fechamento da Câmara, que esperamos que não ocorra mais", disse.
Entre os temas tratados no legislativo esta semana, Jonata Mena destacou a aprovação do projeto que autoriza atividades artísticas nas ruas e praças da cidade, bem como as audiência públicas para apresentação do Plano Plurianual (PA), discussão do Conselho Municipal do jovem e o Plano Habitacional da Prefeitura.
O secretário geral destacou que mesmo com as restrições, a Câmara bateu novo recorde de produção. Segundo ele, até quinta-feira (2) forma apresentados 336 projetos de lei, 20 Pelom, 34 projetos de resolução interna, 40 decretos legislativos, 51 moções, 3.288 indicações e 2.197 requerimentos.
Ao final, Jonata Mena pediu que a população continue manter as precauções contra aCovid-19, com uso de álcool gel, mascara e distanciamento social. Ele alertou para a atenção redobrada durante o feriado de 7 de setembro. "Vamos tomar cuidado, infelizmente é uma doença muito severa e já vimos o resultado muito triste", disse.