03/09/2021 16h20
Facebook

Vereadores Luis Santos, Fausto Peres, João Donizeti e Fábio Simoa representaram o Legislativo na solenidade

Foram apresentadas na tarde desta sexta-feira, 9, no Centro de Diálise e Transplante Renal (CDTR), as novas instalações para tratamento de hemodiálise em Sorocaba, resultado de parceria público-privada. Os vereadores Luis Santos (Republicanos), Fausto Peres (Podemos), João Donizeti (PSDB) e Fábio Simoa (Republicanos) representaram a Câmara Municipal na cerimônia promovida pela Prefeitura ao lado do prefeito Rodrigo Manga.

Segundo o Executivo, o CDTR passará a contar com capacidade para atender até 900 pacientes de hemodiálise, proporcionando comodidade e segurança para diversas pessoas que precisavam se deslocar para outros municípios para receber o tratamento.  Ainda de acordo com a Prefeitura, a nova estrutura irá beneficiar os munícipes sorocabanos e em breve inclusive pacientes de outras cidades da região terão as portas abertas para fazer o tratamento em Sorocaba.

O primeiro vice-presidente da Câmara, Luis Santos, contou que precisou fazer sessões de hemodiálise quando esteve na UTI por conta da Covid-19 e conhece as dificuldades por que passam os pacientes. “Sei o que é ficar quatro horas em uma máquina, tive essa experiência. Isso afeta a vida pessoal, social e profissional. Me alegra muito ver que Sorocaba está em um processo fantástico e vai poder oferecer conforto e segurança para tratar os pacientes de hemodiálise”, afirmou, relembrando requerimentos de sua autoria desde 2013 cobrando soluções para esse problema de atendimento em Sorocaba.

O segundo vice-presidente do Legislativo, Fausto Peres, contou que os vereadores sempre foram muito procurados por pessoas que precisavam fazer o tratamento fora da cidade e lembrou trabalhos iniciados nos anos anteriores em prol da saúde. “Fico feliz de ver todo o trabalho feito lá atrás, com a Frente Parlamentar pela Saúde tendo frutos. Acredito que vai minimizar o sofrimento das pessoas, que precisavam pegar microônibus de madrugada para ir a outras cidades. Estamos felizes porque sabemos que hoje demos um passo importante”.

O líder do Governo na Câmara, vereador João Donizeti, parabenizou o prefeito pela parceria e destacou o ganhou em qualidade de vida para os pacientes. “A doença renal exige demais do cidadão que tem esse problema e seus familiares também. É de um valor imensurável a qualidade de vida que essas pessoas passarão a ter a partir de agora. É um avanço muito importante na área da saúde, que é uma das mais delicadas”.

Membro da Comissão de Saúde da Câmara de Sorocaba, o vereador Fábio Simoa ressaltou a importância das parceria público-privadas que a Prefeitura tem firmado, parabenizando pela conquista a favor dos pacientes de hemodiálise. “Nós acompanhamos situações envolvendo os pacientes que fazem esse tratamento e precisavam ir para Itu, dificultando e os fragilizando ainda mais. Agora vai haver esperança e atendimento humanizado dentro de Sorocaba”, comemorou.

Por fim, o prefeito Rodrigo Manga destacou a parceria com o Legislativo e sua importância para conquistas como a da nova estrutura do CDTR. “A Câmara Municipal tem sido uma parceira extremamente importante para que Sorocaba possa ter essa agilidade de inaugurações, eventos e proporcionar notícias positivas. Estamos trazendo dignidade para a população e aos poucos resgatando o orgulho do povo sorocabano”, concluiu.