A iniciativa é da vereadora Iara Bernardi (PT), que destaca a paralisação de consultas durante a pandemia
Com o objetivo de discutir o represamento dos serviços de saúde realizados pelo SUS em decorrência da pandemia de coronavírus, a Câmara Municipal de Sorocaba irá realizar audiência pública para discutir o assunto nesta quinta-feira, 9, às 19 horas. A iniciativa é da vereadora Iara Bernardi (PT) e a audiência será transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Casa.
Iara Bernardi observa que, em março de 2020, com o início da pandemia, as Unidades Básicas de Saúde interromperam a marcação de consultas para acompanhamento, tratamento e prevenção de novas doenças no SUS. “Foram quase 12 meses de paralisação num serviço essencial do qual sete em cada dez brasileiros dependem para receber tratamento médico”, afirma.
A vereadora observa que serviços especializados de oncologia, urologia, cirurgias eletivas, entre outras especialidades, estão represados ou sem hospital de referência para atender a demanda regional. “É urgente conhecermos a capacidade operacional disponível nos hospitais municipais e estaduais da região para a retomada dos serviços”, enfatiza Iara Bernardi, observando que esse é o objetivo da audiência pública.