O vereador sugere que o projeto seja para a Zona Norte por se tratar da área mais populosa e desassistida de serviços funerários
A necessidade da criação de um cemitério vertical em Sorocaba foi apontada pelo vereador Rodrigo do Treviso (PSL) em requerimento aprovado na sessão de terça-feira (14). Durante a discussão, foram destacados benefícios como monitoramento reforçado, otimização do espaço, redução dos impactos ambientais, padrão estético e conforto aos familiares.
Entre os questionamentos à Prefeitura, o vereador indaga se há interesse no novo modelo, com estrutura em prédios com gavetas e a existência de estudos do Poder Executivo referente à viabilidade da implantação de um cemitério vertical municipal.
Ainda no requerimento, o vereador sugere que o projeto seja para a Zona Norte de Sorocaba, “por se tratar da área mais populosa e desassistida de serviços funerários na cidade”.
Rodrigo do Treviso aponta o estudo do novo formato de sepultamento como alternativa às condições críticas atuais dos cemitérios públicos. Entre elas, estão as diárias constatações de má conservação, depredações, lotações e falta de espaço, além dos registros de furtos nos túmulos.
“Além disso, sem ocupar grandes espaços, a manutenção dos cemitérios verticais é de baixo custo, principalmente se comparados aos municipais existentes em Sorocaba”, aponta o vereador autor do requerimento, que estuda os modelos reconhecidos implantados em outros municípios como Botucatu e Santos.
O vereador do PSL defende que o conceito vertical, além de moderno e compacto, pode sanar os problemas estruturais existentes de espaço, conservação e segurança, “assim como reduz os impactos ambientais, pois trata o líquido de decomposição dando fim ao problema da contaminação de solo”.
O prazo para resposta do Executivo ao requerimento é de 15 dias, prorrogáveis por mais 15.
(Assessoria de Comunicação do vereador Rodrigo do Treviso – PSL)