Informação foi divulgada nesta sexta-feira, 17, em novo boletim semanal sobre pandemia e produção no legislativo.
Sem nenhum novo caso de afastamento por Covid-19, a Câmara Municipal divulgou, na tarde desta sexta-feira (17), mais um boletim semanal sobre a situação da pandemia e de produção no legislativo. As informações atualizadas foram apresentadas pelo diretor geral da casa, Jonata Mena, na TV Câmara. "Estamos há 45 dias sem qualquer caso confirmado e isso nos traz muita alegria para que possamos viver um novo presente com mais tranquilidade para poder desempenhar melhor nossos trabalhos", disse.
Com isso, até o momento os números da pandemia se mantém em 92 casos confirmados da doença em 2021, sendo cinco vereadores. No ano passado, foram 32 casos de Covid-19 no Legislativo, sendo nove entre os vereadores.
O diretor também falou sobre o trabalho desenvolvido na Câmara, que nos últimos 15 dias realizou três sessões ordinárias, duas audiência públicas e uma sessão solene, que voltaram a contar com a presença de público no plenário. "Tivemos o público de volta à nossa galeria, dentro do permitido, e isso nos traz muita felicidade, que é isso que a gente gosta, a população participando da Casa de Leis, tendo voz ativa aqui",
Jonata Mena destacou, entre as atividades do Legislativo, a aprovação de projetos importantes, como o que aumenta a segurança para coletores de lixo e o que permite e regulamenta as apresentações de artistas de rua na cidade. Também lembrou das audiência públicas que debateram o represamento de atendimentos do SUS durante a pandemia e o ensino domiciliar, chamado "homeschooling". "As audiências ocorrem no plenário, com transmissão ao vivo pela TV Câmara e podem ser vistas nas nossas redes sociais", disse.
O diretor geral da Câmara contou que nesta sexta-feira, a partir das 19h, será realizada outra audiência pública, desta vez solicitada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), para debater o orçamento estadual de 2022. Ele ressaltou que as sessões continuam de forma mista, com participação presencial ou remota dos vereadores, seguindo recomendações dos orgão de saúde do estado e da Vigilância Sanitária de Sorocaba. "Precisamos seguir as regras de precaução para manter a segurança sanitária e evitar a interrupção dos trabalhos legislativos", disse Mena, lembrando da obrigatoriedade do uso de máscara e manutenção do isolamento pessoal.
Ao final, o diretor falou sobre a produção legislativa, que vem batendo recordes durante o ano. Até o dia 16 de setembro, foram registradas 6.558 proposituras, sendo 359 projetos de lei, 21 projetos de emenda à Lei Orgânica do Município (Pelom), 34 projetos de resolução interna, 42 decretos legislativos, 52 moções, 3.727 indicações e 2.323 requerimentos.