24/09/2021 11h52
atualizado em: 24/09/2021 11h58
Facebook

Segundo o vereador, a expectativa é de que a linha volte a operar até o final do mês de novembro

Na última quarta-feira, 22, o vereador Fábio Simoa (Republicanos) e o Secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico de Sorocaba, Carlos Eduardo Paschoini, estiveram na sede da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), em reunião com o Diretor de Procedimentos e Logística do órgão, Paulo Marufuji, na tentativa de transpor mais uma etapa burocrática em busca do retorno da linha que liga Sorocaba ao Aeroporto de Guarulhos.

A expectativa, diante dos resultados positivos conquistados até agora, é de que o retorno da operação da linha possa acontecer até o final de novembro. O vereador explica que a linha, operada pela empresa Viação Cometa, foi desativada em 2016 em atendimento a uma medida liminar jurídica da empresa responsável pelo Airport Bus Service, interessada que opera linhas de ligação para aeroportos dentro da Região Metropolitana de são Paulo (RMSP). 

“O juiz que determinou a suspensão da linha não pesou, em sua decisão, o transtorno das centenas de sorocabanos que precisam daquela linha diariamente para se deslocar ao trabalho ou para realizar viagens. A partir daí o nosso trabalho, solicitado por dezenas de munícipes, é entender e tentar burocraticamente mediar as soluções para que nós, sorocabanos, possamos ter o serviço de volta, independente de egos e disputas comerciais”, afirma Simoa.

Entenda o caso - A empresa Viação Cometa opera linhas intermunicipais e interestaduais e é registrada na Artesp. O serviço Airport Bus Service foi criado para facilitar o deslocamento dos usuários da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) aos aeroportos da região e vice-versa. São linhas executivas, operadas pelo Consórcio Inter-Norte de Transportes, que partem do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Aeroporto de Congonhas, Terminais Rodoviários do Tietê e da Barra Funda e Circuito dos Hotéis Paulista/Augusta e foi criada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP).

A EMTU gerencia o transporte intermunicipal por ônibus na Grande São Paulo, na Baixada Santista, na região de Campinas, região de Sorocaba, no Vale do Paraíba e no Litoral Norte de São Paulo, além do VLT da Baixada Santista. Já a Artesp é a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo e é responsável pela regulamentação dos serviços, a fiscalização e vistoria técnica dos veículos bem como dos terminais rodoviários de passageiros.

Existem questões burocráticas envolvendo extensões de linhas, como era o caso da linha Sorocaba X São Paulo/Aeroporto de Guarulhos operada pela empresa Viação Cometa, e a Airport Bus Service se serviu dessas brechas burocráticas para suspender a operação da linha, e com isso, diretamente prejudicar os sorocabanos, pois Sorocaba não faz parte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

(Assessoria do vereador Fábio Simoa – Republicanos)