27/09/2021 15h00
Facebook

Na 54º Sessão Ordinária do parlamento sorocabano, os vereadores votam, em segunda discussão, o Projeto de Resolução nº 30/2021, da Mesa, que institui o Laboratório de Inovação da Câmara Municipal de Sorocaba - LabLeg Sorocaba. A discussão acontece nesta terça-feira, 28, no plenário do poder legislativo, com início previsto às 8h45.

De acordo com Fábio Mascarenhas, secretário de comunicação e um dos líderes do projeto, o LabLeg foi pensado e edificado por servidores, que ajuizaram as tendências e os cenários dos legislativos no Brasil, bem como na fomentação da cultura de inovação, “novos modelos devem ser base de relacionamento e movimentação inteligente dos poderes instituídos, neste sentido, é que se apresenta o Laboratório”, comentou.

O LabLeg Sorocaba, caso aprovado, será um espaço lúdico de interação, experimentação e criação conjunta, que contará com a colaboração ativa de parlamentares e servidores da Câmara Municipal de Sorocaba, com uso intensivo de métodos ágeis e práticas colaborativas, que abrangem oficinas para resolução de problemas concretos no âmbito da atuação legislativa e administrativa, apoio à gestão, lançamento e maturação de projetos envolvendo ações de “coaching”, pesquisa, exploração, concepção, realização de experiências, protótipos e testes estruturados de soluções inovadoras.

O Laboratório será vinculado à Mesa Diretora e terá o objetivo de fomentar a cultura de inovação, promover o espaço institucional com a melhoria dos processos existentes, o aumento da produtividade e a criação de soluções inovadoras, com ênfase na aproximação entre o Poder Legislativo e os cidadãos.

A elaboração do LabLeg foi edificada pelos servidores Bruno Valsechi, Marcelo Araújo, Roberta dos Santos Veiga, Paulo Marquêz e Fernando Bellinassi, além do secretário de comunicação. Caso aprovado, o Projeto segue para publicação.