Na pauta, parlamentares mostraram a necessidade de ampliação do campus de Sorocaba da universidade federal
O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), recebeu na tarde desta quinta-feira (30) a visita da nova reitora da Ufscar, profa. Dra. Ana Beatriz de Oliveira, da diretora do Campus Sorocaba da universidade, profa. dra. Karina Martins, e do diretor executivo da Agência de Inovação da Ufscar, prof. Rafael Vidal Aroca. A visita foi acompanhada pela vereadora Iara Bernardi (PT), que foi uma das responsáveis pela instalação da universidade na cidade.
Na pauta de reuniões, além da apresentação da nova reitoria e diretoria da Universidade Federal, reivindicações para ampliação do campus local da Ufscar, bem como o anseio, tanto da universidade quanto do Legislativo, de uma maior aproximação entre a instituição de ensino superior e a comunidade.
O presidente Cláudio Sorocaba apresentou aos representantes da universidade as iniciativas do Legislativo no campo da inovação, como o recém aprovado LabLeg, o laboratório de inovação da Casa de Leis, as evoluções tecnológicas, que permitiram aos parlamentares e servidores uma produção recorde em 2021, entre outras novidades.
Da universidade, o presidente Cláudio e a vereadora Iara receberam informações sobre a evolução dos cursos, a participação da universidade federal instalada em Sorocaba em vários projetos em diversas áreas do conhecimento, como o Centro Tecnológico 4.0 montado no Parque Tecnológico de Sorocaba, tecnologias para a internet 5 G, ou arranjos produtivos locais em diversas áreas, uma delas o turismo rural.
"Nós ficamos felizes com essa aproximação da Ufscar, que é uma luta antiga e um orgulho nosso. Participei do processo de doação do terreno e da inauguração, e agora precisamos aumentar as vagas para nossos alunos e ampliar o número de cursos. E o Legislativo está de portas abertas para receber a Ufscar", disse o presidente Cláudio.
A vereadora Iara Bernardi reivindicou a participação do Legislativo na ampliação do Campus da Universidade. "Nós precisamos ampliar nosso campus, que tem uma área importante, mas ainda pequena. Precisamos trabalhar com velocidade, antes que tudo seja loteado em volta e a universidade fique impedida de crescer. É uma das melhores universidades do Brasil, que está aqui para prestar serviços para nossa comunidade", afirmou a vereadora.