05/10/2021 07h53
Facebook

Iniciativa visa modificar o sistema de distribuição de medicamentos na rede pública de Saúde municipal e acabar com a falta de estoque

O vereador Fábio Simoa (Republicanos) protocolou projeto de lei que cria o “Vale-Saúde”. Esta iniciativa autoriza o Poder Público a contratar farmácias de forma diferenciada, de modo que quando houver falta de estoque de alguma medicação ou insumo, o munícipe poderá retirá-lo nas farmácias cadastradas na Prefeitura, mediante a apresentação de um voucher.

“O sistema atual é falho. Por diversas vezes, durante o ano, o munícipe fica sem o remédio no momento que mais precisa, ou no meio do tratamento, por falta de estoque, ou licitação que restou deserta, ou pelo atraso de entrega por parte das empresas licitadas”, afirma Fábio Simoa.

Para o vereador, sua proposição é boa para todas as partes envolvidas: “É boa para o Poder Público, uma vez que busca mudar a forma de contratação, visando economia nos processos de compra e nos custos públicos com estoque de medicamentos. É boa para os munícipes, que, na ocorrência de falta de estoque na rede de distribuição atual podem recorrer a farmácias comuns cadastradas pela Prefeitura. É boa também para o mercado de farmácias, uma vez que gera e mantém empregos nesta área e torna a Administração Pública cliente potencial das farmácias, contribuindo no giro da economia municipal”.

Fábio Simoa enfatiza que os medicamentos são os mesmos constantes do Programa de Medicamento Gratuito de Sorocaba: “Especialmente os que mais recebo reclamações, como fraldas para todas as idades e suplementos para alimentação enteral e parenteral”, finaliza o vereador.

(Assessoria do vereador Fábio Simoa/Republicanos)