06/10/2021 11h22
Facebook

A iniciativa foi do vereador Cláudio Sorocaba (PL), presidente da Casa, e os votos de congratulações foram entregues na sessão solene de ontem

O ator, diretor e bailarino Junior Mosko foi homenageado com votos de congratulações pelo Legislativo sorocabano pelos seus 40 anos de carreira artística completados 5 de outubro. A iniciativa da homenagem foi do vereador Cláudio Sorocaba (PL), presidente da Câmara Municipal, que fez a entrega da homenagem ao artista no final da sessão ordinária de terça-feira, 5.

“Junior Mosko faz um excelente trabalho artístico e social, inclusive voltado para as crianças com Síndrome de Down, e com muita honra que entrego esta homenagem, lembrando que já tive a oportunidade de entregar também o Título de Cidadão Sorocabano ao homenageado”, disse Cláudio Sorocaba, que pediu as vereadoras Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (PSOL) para fazer a entrega dos votos de congratulações, que também contou com a participação dos demais vereadores.

“Quando se fala em cultura e educação, é preciso pensar nas crianças. Estrei como artista dentro de um projeto público de cultura. Sempre estudei em escolas públicas, estudei na USP, que é pública, sou fruto da educação pública. Por isso, defendo que é preciso investir na educação e cultura de nossas crianças”, afirmou Junior Mosko, ao agradecer a homenagem. “A cultura pede socorro e eu peço que olhem pela cultura e pela educação, pois assim teremos uma cidade, um Estado e um país melhores”, afirmou.

O homenageado – O artista José Maria Rodrigues Junior, que atua com o nome artístico e Junior Mosko, é natural da cidade Tatuí e estreou, como ator e diretor, aos 13 anos de idade, com o espetáculo “A Viagem ao Faz de Conta”, do autor Walter Quaglia, participando do festival estudantil de teatro do Estado de São Paulo, realizado pelo conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, no teatro Procópio Ferreira. Mosko recebeu prêmios como melhor diretor e terceiro melhor espetáculo, melhor pesquisa e foi indicado para o prêmio de melhor ator.

Junior Mosko seguiu seus estudos em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo USP, onde fez sua graduação. O mestrado foi orientado por Ingrid Dormien Koudela e o doutorado orientado por Clóvis Garcia. Atuando e dirigindo, conta com mais de 50 espetáculos em sua carreira, entre eles sucessos de crítica e público como “Aprendiz de Feiticeiro”, de Maria Clara Machado; “Vovó Delicia”, de Ziraldo; “Adeus fadas” e “Bruxas”, de Ronaldo Ciambroni; e “Retalhos da Memória”, “Vazio”, “Bagagem” e “Via Sacra dos Inocentes”, espetáculos pós-dramáticos de sua própria concepção. 

Já se apresentou por quase todo território nacional e em diversos países, entre eles, Chile, Paraguai, Venezuela, Argentina, Portugal, Espanha, Buda Peste, Viena, Alemanha e Holanda. Por meio da Associação Fazendo Arte, sem fins lucrativos, criada em outubro de 2009, Junior Mosko também promove atividades artísticas e culturais como instrumento de transformação social. Como lembrou Claúdio Sorocaba, a entidade criada pelo ator e diretor implementa diversos projetos socioculturais na região de Sorocaba visando garantir, a todos, os benefícios do contato com a arte, oferecendo a população serviços que utilizam a música, o teatro e a dança.