28/10/2021 10h41
Facebook

O vereador e sindicalista explicou que a estabilidade do servidor público é a garantia de continuidade do atendimento para a população

A necessidade dos serviços públicos como garantia dos direitos fundamentais do cidadão e o papel do servidor público na oferta desses serviços foram temas abordados pelo vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara. No programa conduzido por Amanda Mendes e Priscilla Radighieri, o vereador também falou sobre Dia do Servidor Público, instituído pela Lei Federal 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que será comemorado pelo Sindicato dos Servidores Municipais com uma “live” no Facebook, que será transmitida nesta sexta-feira, a partir das 14 horas.

Salatiel Hergesel, que, além de vereador é sindicalista, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, disse que, já em janeiro, em conversa com o prefeito Rodrigo Manga, ficou acertado que será discutido um novo plano de carreira para os servidores públicos do município. “Abrimos consulta por mais de 45 dias com a categoria, recebemos mais de 400 sugestões e estamos analisando essas sugestões para encaminhar uma nova versão do plano. É um tema complexo, mas esperamos resolver isso até o final deste ano para que, em fevereiro ou março do próximo ano, o servidor possa ter um novo plano de carreira”, conta.

Porta de entrada – Para Salatiel Hergesel, muitos políticos tentam passar uma imagem negativa do servidor para a população com o intuito de sucatear o serviço público e favorecer sua privatização. “Mas o serviço público é a maior porta de entrada para reduzir as desigualdades sociais. É o servidor público que atua nas periferias, nos bairros mais pobres, levando educação e saúde gratuitas, onde a iniciativa privada não quer atuar. Somos nós, servidores públicos, que atendemos essa população que mais precisa”, afirma Salatiel Hergesel.

O vereador fez questão de lembrar e homenagear os servidores da saúde, que, ao contrário de outros profissionais, não tiveram a oportunidade de trabalhar em casa e atuaram na linha de frente da pandemia, trabalhando um ano sem vacina, com férias canceladas e suspensas. “E são pessoas como nós, que temos medo, temos ansiedade, mesmo assim trabalharam na linha de frente. Infelizmente, perdemos 37 servidores por Covid-19 em Sorocaba, inclusive dois servidores desta Casa”, lembrou.

Concursos públicos – O vereador disse que, no próximo ano, está prevista a realização de concursos públicos para vários cargos na Prefeitura de Sorocaba, inclusive para a Guarda Civil Municipal. “Isso é muito importante. O concurso público, com a estabilidade que proporciona, é uma garantia para a população, que vai continuar tendo os serviços públicos de que necessita, mesmo com a troca de governo, evitando que, a cada novo governo, se destrua todo o serviço público que existe. O serviço público, repito, dá garantia para a população da continuidade dos serviços públicos, independentemente de quem seja o prefeito, o governador ou o presidente”, enfatizou.

Salatiel também relatou sua ida a Mairinque, a convite do prefeito Rodrigo Manga, durante a visita do vice-governador Rodrigo Garcia, quando reivindicaram do vice a cessão de um prédio do Detran, perto da ponte do Pinga-Pinga, que não está mais sendo utilizado, para que possa ser utilizado pela Guarda Civil Municipal. “A nossa Guarda Civil Municipal é uma referência em toda a região, ela tem uma escola de formação que forma guardas municipais de várias cidades, mas não conta com sede própria, sua sede é alugada”, observa. 

Por fim, o vereador reiterou a importância do servidor público e disse que é preciso combater o rótulo de que o servidor ganha muito e trabalha pouco. “Mais de 3 mil servidores municipais recebem o piso da categoria, que é de 1.580 reais, fora os descontos. Por isso, é fundamental que o servidor seja valorizado e respeitado pela população. E creio que uma parte da população tem compreendido essa importância do servidor público”, concluiu, parabenizando todos os servidores públicos, pelo Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, não só os municipais, mas também estaduais e federais.