28/10/2021 11h19
Facebook

Condições das ruas limitam crescimento das atividades; vereador Fernando Dini trabalha por soluções

Uma variedade de frutas, verduras, legumes e assemelhados cultivados pela agricultura familiar da região é ofertada a preços mais acessíveis e atrai uma média de 700 a mil consumidores por dia. A população da região de Sorocaba tem à disposição um centro de distribuição que comercializa toneladas de produtos hortifrutigranjeiros no Jardim Tatiana, na divisa de Sorocaba com Votorantim. “Em tempo de crise temos esta alternativa que só não é mais popular por causa das más condições das ruas”, declara o vereador Fernando Dini (MDB). O vereador Dini está trabalhando com os expositores e em parceria com o vereador de Votorantim, Thiago Schiming, pela conquista da pavimentação das ruas que dão acesso ao local e outras melhorias.

As atividades e as empresas expositoras são legalizadas. Geram 250 postos de trabalho diretos, além dos indiretos. Os expositores estão organizados em uma associação: são 132 associados vendendo os seus produtos em 135 diferentes boxes. Os clientes vêm de mais de 30 cidades da região. Cerca de 80% dos itens à venda têm origem na produção agrícola familiar de aproximadamente 20 cidades da região de Sorocaba. Os produtos são frescos, colhidos no mesmo dia e ofertados tanto para o atacado quanto para o varejo, em bandejas com porções menores ou em caixas.

O administrador do centro de distribuição, Carlos Dellai, afirma que quando há falta de itens em entrepostos da macrorregião, como em São Paulo, Campinas e Piracicaba, começam a chegar caminhões com placas do litoral e diferentes cidades do interior. “Quando os grandes entrepostos sofrem com a falta de algum produto os consumidores vêm buscar com a gente”, declara. 

O vereador Fernando Dini enfatiza que o centro de distribuição possui grande potencial para crescer.  Apesar do nome, Centro de Abastecimento de Votorantim (Ceavo), está instalado em um terreno que pertence à cidade de Sorocaba, enquanto o acesso tanto pode ser feito pela rua Salvador Roque Romano, em Sorocaba; como pela Estrada Municipal, 150, em Votorantim. O Ceavo abre ao público às terças-feiras, quartas-feiras e aos sábados, das 13h às 17h.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini/MDB)