Os 60 anos dos Gideões Internacionais em Sorocaba também foram comemorados na solenidade
O Dia da Reforma Protestante (celebrado anualmente em 31 de outubro) e os 60 Anos do Campo de Sorocaba do Ministério Gideões Internacionais no Brasil, foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quinta-feira, 28, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), que presidiu a solenidade e ressaltou a importância da Reforma Protestante para a própria formação do mundo moderno, bem como ressaltou o trabalho dos Gideões Internacionais no “resgate de vidas através da distribuição gratuita da Bíblia”.
Além de Luis Santos, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: secretário de Educação, Márcio Carrara, representando o prefeito Rodrigo Manga; presidente do Campo de Sorocaba dos Gideões Internacionais do Brasil, Fábio Isolani; pastora Fabrícia Lenski Rosa, da Igreja Batista Independente e vice-presidente do Conselho de Pastores de Sorocaba; Denise Martins da Silva Saraiva, vice-presidente dos Gideões em Sorocaba; o reverendo Leandro Hubner, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil; e o pastor Mário Harder, da Assembleia de Deus, representando o reverendo Osmar José da Silva.
“Falta um conhecimento mais profundo sobre o significado da Reforma Protestante para o mundo ocidental. Ela foi fundamental para a liberdade do indivíduo, a igualdade, o nacionalismo e a democracia, com reflexos em toda a sociedade”, afirmou Luis Santos, citando estudiosos sobre o tema e resumindo o contexto histórico em que se deu a Reforma Protestante, que, conforme observou, foi fundamental para a própria Revolução Industrial. O vereador também lembrou que a Reforma Protestante foi essencial para a educação, promovendo uma ampla escolarização, por meio da abertura de escolas.
Representando o prefeito Rodrigo Manga, o secretário Marcio Carrara também ressaltou a importância da Reforma Protestante e citou uma frase de Martinho Lutero: “A ciência sem fé é loucura; a fé sem ciência é fanatismo. É uma frase muito significativa, muito profunda, que, depois de tantos séculos, ainda faz muito sentido nos dias de hoje” – disse o secretário. Já Fábio Isolani, dos Gideões Internacionais, falou do trabalho realizado pela entidade e agradeceu a homenagem. Por sua vez, o vereador Luis Santos antecipou que está apresentando um projeto de criação do Dia dos Gideões Internacionais em Sorocaba. Por fim, o presbítero Sebastião Atadaine, engenheiro e comerciante, explanou sobre os 514 anos da Reforma Protestante.
Reforma e Gideões – Segundo a tradição histórica, no dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) afixou nas portas da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, suas 95 teses criticando a venda de indulgências por parte dos clérigos. Lutero também traduziu a Bíblia para o alemão e, com isso, esteve à frente do movimento que ficaria conhecido como Reforma Protestante e se disseminou pela Europa, influindo, também, na formação dos Estados Unidos da América.
Os Gideões Internacionais surgiram em 1898, nos Estados Unidos, inicialmente distribuindo Bíblias gratuitamente em quartos de hotel destinadas a homens em viagens de negócios. Posteriormente, essa distribuição se ampliou para todos os segmentos sociais e, hoje, os Gideões Internacionais, com mais de 280 mil membros e suas esposas auxiliares, já distribuíram mais de 2 bilhões de Escrituras em 108 idiomas para mais de 200 países, territórios e possessões em todo o mundo. No Brasil, os Gideões Internacionais estão presentes há mais de 60 anos e já ultrapassaram a casa dos 17 mil gideões e auxiliares, que distribuíram mais de 200 milhões de exemplares do Novo Testamento.
A sessão solene, que contou com apresentações musicais de Tais Jamili (voz) e Renato Novaes (violão), foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, podendo ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo.