04/11/2021 07h58
Facebook

Ao menos uma escola municipal não tem condições para receber os estudantes na próxima segunda-feira (8), data anunciada à imprensa pela Prefeitura como o dia do retorno das aulas 100% presenciais em Sorocaba. A unidade sequer tem água ou energia elétrica e internet. As portas foram arrombadas, entre outras avarias provocadas por invasões, depredações e furtos. É a situação da Escola Municipal Professora Odilla Caldini Crespo, no bairro Recreio dos Sorocabanos, na Zona Norte. “Absurdo, há exatos seis meses estamos cobrando soluções da Prefeitura sem que conseguissem recuperar a escola em tempo”, enfatiza o vereador Fernando Dini (MDB). 

O vereador Fernando Dini denuncia que a falta de eletricidade é consequência de furtos da fiação. Com a ausência da energia elétrica não há como ligar a bomba que distribui água no interior da escola e nem a internet funciona. Há 15 dias, uma empresa terceirizada pela Prefeitura iniciou a recuperação da rede elétrica, no entanto, uma equipe teria trabalhado durante três dias e não voltou para concluir o serviço, conforme relatam alguns pais. A empresa teria alegado que não possui os cabos e fiação de energia para instalar.  

A situação prejudica cerca de 750 alunos regularmente matriculados. Sem sequer água, as aulas parciais não foram retomadas e isso teria motivado o pedido de transferência para outras unidades, de aproximadamente 30 alunos. São prejudicados, crianças do ensino infantil da pré-escola 1 e pré-escola 2 e estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Enquanto nas demais escolas houve a retomada parcial das aulas, nesta escola os alunos vão pessoalmente duas vezes por semana e apenas para retirar as tarefas com os professores. 

O vereador Fernando Dini volta a cobrar explicações da Prefeitura e protocolou requerimento questionando a situação nesta quarta-feira (3). No início de maio, o Legislativo aprovou matéria de autoria do vereador Dini, que pedia providências sobre a situação causada por sucessivas invasões e ocorrências. Em cinco meses já havia ocorrido nove invasões com arrombamentos e furtos. Naquela ocasião, o mandato do vereador registrou as imagens internas da escola, que são divulgadas com este texto.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Fernando Dini/MDB)