O vereador apresentou requerimento em que solicita ao Executivo a adoção da medida em face da queda dos casos de Covid-19
O vereador Rodrigo do Treviso (PSL) protocolou requerimento na Câmara Municipal em que solicita ao Executivo informações sobre a manutenção dos leitos contratados para atender os casos de Covid-19 e defende a reversão desses leitos para UTI geral – de forma gradativa e planejada – para o atendimento de pacientes com outras doenças no Município.
O pedido do vereador se deve ao fato de que a Prefeitura de Sorocaba divulgou o Boletim Epidemiológico da Covid-19, no dia 3 de novembro, com a taxa de ocupação dos leitos Covid, que vem caindo. De acordo com o boletim, dos hospitais contratualizados pela Prefeitura para oferecer leitos de Covid, a ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 5%, o que representa um leito ocupado dos 20 contratados; já dos seis leitos clínicos para Covid-19 do Gpaci, nenhum está ocupado.
Rodrigo do Treviso observa, ainda, que circularam notícias na imprensa local, nas quais o padre Flávio Jorge Miguel Júnior, gestor da Santa Casa, relata que, ontem, a UTI Covid do hospital estava vazia, sem nenhum paciente internado na UTI.
Por outro lado, Rodrigo do Treviso conta que seu gabinete tem recebido “pedidos de ajuda desesperados” de pacientes com estado de saúde agravado e que recebem a informação de que o Município não tem vagas de UTI disponível. “Esses pacientes ficam dias nas UPHs, aguardando vagas em UTI, com risco de morte aumentado”, enfatiza. Para o vereador, “o cenário, hoje, permite que se possa pensar, com toda cautela, na reversão de leitos UTI Covid em UTI geral de maneira gradativa e estudada”.
(Assessoria do vereador Rodrigo do Treviso/PSL)