Convidados explicaram sobre os processos para colocar em prática projetos e sonhos de vida.
O Programa Jovens Criativos, exibido nesta segunda-feira (8), contou com a participação de três convidados que falaram sobre a experiência de colocar em prática projetos pessoais. Participaram da atração, apresentada pelo secretário de comunicação do Legislativo, Fábio Mascarenhas, os empreendedores Jeizon Felipe e Kaíque Lamarca e o servidor da TV Legislativa, Robler Vieira.
Criador do podcast Política Easy, Jeizon contou que a proposta surgiu do interesse pelos temas políticos e da parceria com um amigo. “O intuito é levar política de forma leve, tirar dúvidas básicas que a população não sabe ainda”, explicou. Segundo ele, a iniciativa teve uma boa aceitação dos políticos da cidade, que participam das gravações, e tem ajudado a sanar várias dúvidas do público.
Jeizon explicou que iniciou a carreira de empreendedor negociando automóveis, após trabalhar por um tempo em uma sorveteria da família. Na sequência, montou uma loja de assados, um café bar, loja de meias e marca de roupas. Há dois anos, criou uma agência de treinamentos especializada em segurança do trabalho, que passa por um processo de fusão com outra empresa da área, e hoje se dedica à criação de conteúdo para a internet, voltado ao mundo da política, e a um projeto de voluntariado chamado Onda.
“Já realizamos mais de 18 ações de impacto, como campanha de inverno do ano passado que arrecadamos e doamos mais de 8 mil peças de roupas. Isso é empreender também, não monetizar, mas conseguir gerar valor para alguém”, disse Jeizon.
Formado em relações públicas, Kaíque Lamarca é o criador da marca de roupas Lamarca Wear, e contou trabalhava em uma papelaria quando começou a se interessar por marketing político, junto ao ex-vereador Renan Santos, e entrou para a universidade. Depois de um período trabalhando na Câmara Municipal, atuou como vendedor em uma loja de motocicletas, quando teve início a vontade de criar o próprio negócio. Após estudos sobre o mercado de roupas, decidiu colocar a ideia de uma marca própria em prática. Ele também aproveitou para tirar do papel a criação de uma agência de comunicação.
Caíque destacou o apoio da família para realizar o sonho. “A coisa mais importante do universo”, resumiu. Ele lembrou que os pais cederam um imóvel, que era alugado para complementar a renda da família, para que fosse instalada a primeira loja da marca. “Esse tipo de apoio é o que te move, que te ajuda, o que mais dá certo. Essa ajuda dentro de casa, também externa”, disse, destacando ainda o apoio de amigos na montagem da loja.
Robler Vieira é operador de áudio na TV Câmara Sorocaba e o mais jovem servidor da Câmara Municipal. Ele contou sobre todo o percurso para chegar a ser aprovado em concurso público, influenciado pela mãe, que era servidora pública. “Ela insistiu muito para que eu fizesse o concurso”, contou. Ao mesmo tempo, cursava Produção Musical na Fatec Tatuí e chegou a trabalhar em algumas produtoras antes de ingressar no Legislativo.
“Nunca chegou a faltar nada em casa, mas tinha o dinheirinho contado no fim do mês”, contou, lembrando que a inspiração para atuar na área de produção musical começou na igreja, onde teve os primeiros contatos com os equipamentos musicais e estudava. “Assim que consegui essa motivação para seguir e chegar onde eu cheguei”, disse. Ele também destacou a possibilidade de trabalhar para servir a população como servidor público. “Não tem nenhuma recompensa que pague isso”.
O programa Jovens Talentos é exibido pela TV Câmara Sorocaba, nos canais 31.3 em sinal digital aberto, 4 da Net e 9 da Vivo, e também pode ser conferido no canal do Legislativo sorocabano no Youtube.