10/11/2021 11h59
Facebook

Simone Marquetto falou sobre sua trajetória na comunicação, incursão na política e atuação frente a Região Metropolitana de Sorocaba

Primeira mulher eleita prefeita em Itapetininga, a jornalista Simone Marquetto participou na manhã desta quarta-feira, 10, do programa Resenha Política, da Rádio Câmara. No programa conduzido pelo secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, e pelo coordenador da Assessoria de Imprensa, Lincoln Salazar, a prefeita, que é também formada em relações públicas, falou sobre sua trajetória profissional e incursão na política. 

Simone lembrou sua passagem pela academia, como professora de relações públicas, destacando como essa profissão a ajudou na política. “Essa relação é que fez com que na política as coisas acontecessem com maior tranquilidade. O saber ouvir e saber ser ouvida, colocar de forma leve, com diálogo, sem discussões, para que a gente possa chegar a um acordo”, afirmou.

Segundo a prefeita, apesar de ter assumido a Secretaria de Comunicação da Câmara de Sorocaba por um período, sua entrada na política foi motivada, principalmente, por sua experiência na TV e as denúncias na área de saúde e na educação. Eleita pelo MDB, a prefeita lembrou ainda que chegou a receber o convite para entrar no PSDB pelo então governador Geraldo Alckmin. 

“O jornalismo me ajudou muito porque eu via o que as pessoas queriam nas ruas, pelas reportagens que retratavam o dia a dia. E eu também tenho as relações púbicas, que faz essa ligação entre público interno e externo. Estamos aprendendo bastante, mas caminhando para uma gestão transparente, que ouve a população, e fico feliz com o resultado”, afirmou.

Durante a entrevista a prefeita falou ainda sobre os desafios da sua gestão frente à prefeitura de Itapetininga, o trabalho de integração entre as secretarias e de gestão do orçamento. “Quando assumi, o orçamento de 2016 para 2017 era de R$ 480 milhões, um orçamento baixo. Hoje entrego com R$ 600 milhões. Nós aumentamos e muito o orçamento, sem aumentar impostos. Essa matemática é a do trabalho e da transparência”, ressaltou. Também reforçou como um ganho para a cidade a implantação de uma faculdade de medicina. 

Simone Marquetto também comentou sua atuação como presidente da Região Metropolitana de Sorocaba, destacando a articulação com os prefeitos, principalmente durante a pandemia, além de suas expectativas políticas para o futuro. A entrevista completa com a prefeita Simone Marchetto no programa Resenha Política está disponível nas redes sociais do Legislativo e na grade de programação da TV Câmara Sorocaba.