A reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente tratou de problemas e planejamento para o próximo ano
Como presidente da Comissão da Criança da Câmara Municipal de Sorocaba, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) participou, na tarde de quarta-feira (10), da reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A reunião, que aconteceu no auditório da Secretaria de Cidadania, tratou de questões ligadas ao Conselho Tutelar e uso do Fundo Municipal (Fumcad) em benefício de crianças e adolescentes.
No primeiro destaque da reunião foram discutidos alguns problemas relatados pelo Conselho Municipal em relação ao trabalho dos conselheiros tutelares, contudo, Fernanda Garcia lembrou a importância da participação dos mesmos para que as questões sejam sanadas. “O Conselho Municipal procurou levar aos pares os problemas ocorridos nos últimos meses e, sim, é extremamente importante o que foi discutido, porém não é justo que todas as partes não sejam ouvidas, ainda mais, é preciso saber se as lacunas do serviço não ocorrem por conta da falta de condições de trabalho”, disse Fernanda.
Levando em conta a fala da vereadora, foi decidido que, no dia 17, próxima quarta-feira, acontecerá no plenário da Câmara Municipal, uma reunião extraordinária com o Conselho Tutelar. “São inúmeras as reclamações que os conselheiros trouxeram ao nosso mandato, e é no mínimo curioso o silêncio da Prefeitura sobre um assunto tão importante para a cidade. Como presidente da Comissão da Criança, será um de nossos encaminhamentos acompanhar a reunião e cobrar soluções”, declarou a vereadora.
Também houve o debate sobre o uso do Fumcad em 2022. “Durante os encaminhamentos, discutimos a necessidade de fortalecer a base de trabalho em favor as crianças em vulnerabilidade social, em acolhimento e crianças e adolescentes em estado de drogadição. Vejo com entusiasmo as decisões aqui discutidas, sei o quanto é importante as iniciativas do CMDCA, que busca somente o bem-estar dos pequenos cidadãos”, disse Fernanda.
Estavam presentes, a vereadora Fernanda Garcia, outro representante do Legislativo e o secretário da pasta de Cidadania. Somado a estes pares, estavam na reunião representantes da sociedade civil: Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Pastoral do Menor e Associação Dom Luciano – entidade ligada à Pastoral –, Associação dos Amigos dos Autistas de Sorocaba (AMAS), Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Sorocaba (Apadas), Casa do Menor e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
(Assessoria de Imprensa – Vereadora Fernanda Garcia/PSOL)