Por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (PSC), o atleta Antônio Rizzardo Rodrigues foi agraciado com a honraria
O professor de judô Antônio Rizzardo Rodrigues, que, aos 73 anos segue em atividade, foi homenageado com a Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior (Campineiro)” pelos relevantes serviços prestados a Sorocaba na área do esporte. A iniciativa da homenagem, realizada em sessão solene na noite de quinta-feira, 11, foi do vereador Ítalo Moreira (PSC), que presidiu a mesa de honra, composta também pelo secretário de Esportes e Lazer, Pedro Roberto Pereira de Souza; o diretor executivo da Escola do Legislativo, Jailson Batista; e o aluno faixa preta do homenageado Marco Antônio de Paula Rossi. O evento contou com apresentações musicais da cantora Luana Silva.
“Hoje é um dia muito especial, pois o sensei Toninho, que deu aula para mais de 5 mil alunos e fez história não apenas no judô, mas em diversos projetos sociais, é uma das pessoas mais queridas de Sorocaba. Já fiz artes marciais, treinei jiu-jitsu, e sei como é importante ser aluno de um mestre. É como um pai que complementa os ensinamentos da vida”, afirmou Ítalo Moreira, ressaltando que uma das principais características do esporte é a disciplina, sem a qual “conseguir os objetivos é improvável”.
O vereador Rodrigo do Treviso (PSL) e o ex-vereador Hélio Godoy também estiveram presentes, assim como o assessor Adilson Ribeiro, representando o deputado estadual Carlos Cezar. A sessão solene contou também com sua esposa Telma, demais familiares, amigos e alunos do homenageado, que deram depoimentos emocionados sobre o papel de Antônio Rizzardo em suas vidas, ressaltando que os ensinamentos do mestre vão além do tatame, acompanhando seus alunos por toda a sua trajetória pessoal e profissional.
O secretário de Esportes, Pedro Roberto Pereira, disse que o objetivo de sua pasta é fazer com que o esporte seja uma ferramenta de transformação das pessoas e da sociedade e ressaltou que Antônio Rizzardo exerce esse papel, “contribuindo com a mudança de comportamento de seus alunos, que levam seus ensinamentos para o resto da vida”.
Antônio Rizzardo agradeceu a homenagem e contou como se deu seu contato com o judô, que teve início aos 13 anos, através de um amigo, que lhe concedeu uma bolsa para treinar judô. Seu primeiro quimono foi feito com sacos de farinha, costurado por uma amiga de sua mãe. Contou que, quando criança, foi engraxate e entregador de jornais. No judô, conta ter adquirido disciplina e determinação, tornando-se faixa preta em 1966. Em 1969, começou sua trajetória como professor de judô. “Eu fiz um juramento: quero ter dinheiro para viver, mas quero ter conhecimento para transformar a vida das crianças como a minha vida foi transformada através do judô”, disse, enfatizando que sua vida foi uma história de superações.
No final da homenagem, emocionado, Ítalo Moreira também falou de sua infância, no Grajaú, na periferia de São Paulo, numa família humilde, e disse que, com o apoio da família (seu pai o levava a pé para as aulas de jiu-jitsu), a prática do esporte também possibilitou sua trajetória de superação. Para finalizar a sessão, o vereador pediu mais uma salva de palmas ao homenageado para lembrar que “os sonhos podem ser atingidos e realizados”.
Dados do homenageado – O sensei Antônio Rizzardo Rodrigues, mais conhecido por Toninho, aos 73 anos, segue em plena atividade desde 1963, quando teve o primeiro contato com o esporte através de um amigo. Desde então, o tatame e o quimono são seus companheiros.
Em 15 de janeiro de 1975, fundou a Associação Desportiva Bandeirantes de Sorocaba ao lado de Wilson Unterkircher, José Mauad, Roldão Mello, Valério Gozzano e Alir de Biaggi. Nesses 46 anos, o professor já ensinou a arte marcial japonesa a mais de 5 mil crianças, adolescentes e adultos.
Por anos, a Bandeirantes foi a representante de Sorocaba nos Jogos Regionais e Jogos Abertos, com diversos títulos nas duas principais competições do Estado. Ao longo dos anos, o professor Toninho formou 68 faixas pretas, desenvolvendo diversos projetos sociais.