01/12/2021 12h17
Facebook

Durante todo o mês de dezembro, a campanha será abordada nos canais de comunicação da Casa

Nesta quarta-feira, 1º dezembro, data que marca a passagem do Dia Mundial Contra a Aids, a Câmara Municipal de Sorocaba adere à campanha mundial "Dezembro Vermelho", de conscientização para a prevenção contra a doença, o HIV e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). 

A iniciativa surgiu em 1987, quando a ONU criou a campanha e, em 1991, a fita com a cor vermelha, que deu nome ao Dezembro Vermelho, foi criada por artistas de Nova York, para lembrar a luta contra o HIV e transmitir compreensão, solidariedade e apoio a quem vive com o vírus. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988.

Durante todo o mês de dezembro, a campanha será abordada nos canais de comunicação da Casa (TV Câmara, Rádio Câmara, site e redes sociais), com o intuito de levar informação e sensibilizar a população. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Sorocaba, neste ano foram registrados 291 casos sífilis e 149 novos casos de HIV na cidade. Em 2020 foram 188 casos de HIV e 533 de sífilis. 

Doença e Prevenção- A Aids é causada pelo pelo HIV (vírus da imunodeficiência adquirida), que ataca o sistema imunológico e deixa o organismo vulnerável a doenças. Ser portador do vírus, porém, não é a mesma coisa que ter Aids, pois muitos soropositivos vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem ser transmissores do vírus para outras pessoas. Por esse motivo, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Segundo orientações dos órgãos de saúde, as medidas mais indicadas para a prevenção de ISTs são o uso de camisinha; não compartilhar objetos perfurocortantes, como seringas e agulhas, e no caso de gestantes, realizar os testes de sífilis e Aids, prevenindo e evitando a transmissão das doenças ao feto.